ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: unidade armazenadora de café recebe certificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
O Estado do Espírito Santo, 2º maior produtor de café no Brasil, acaba de ter sua primeira unidade armazenadora certificada destinada a cafés finos, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. O Estado é hoje, também, o maior produtor de café da variedade Conilon no Brasil: são oito milhões de sacas por ano. No mundo, essa produção só é superada pelo Vietnã.

A certificação, feita pelo IGCert - Instituto Genesis Certificadora, foi concedida para a unidade da Triscafé, empresa do Grupo Tristão, na cidade de Viana. O armazém tem capacidade estática para 35 mil toneladas, ou quase 600 mil sacas de café das variedades arábica e conilon produzidos na Zona da Mata e no Espírito Santo. Na época de pico de safra, a unidade faz o processamento e rebeneficiamento de até 10.000 sacas por dia, quando os grãos são selecionados.

No Brasil, os cafés finos que saem da Triscafé abastecem algumas das maiores exportadoras de cafés verdes e, principalmente, outras empresas do próprio grupo Tristão, que há 75 anos atua no mercado.

O armazém da Triscafé auditado pelo IGCert cumpre com todos os requisitos exigidos com relação a edificações, instalações e equipamentos para a guarda e conservação dos produtos, com qualidade e segurança.

A certificação, regulamentada pela IN 3 do MAPA, é obrigatória para as pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de armazenagem de produtos agropecuários a terceiros e é imprescindível para as empresas que queiram participar de operações financeiras junto ao Governo Federal. O prazo final dado pela Comissão Técnica Consultiva do SINCUA - Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras para que as redes de armazéns obedeçam ao escalonamento e se adequem à legislação vai até o dia 31 de dezembro de 2013 para as empresas que detém até 3 CNPJs.

A Triscafé é, também, pioneira no reaproveitamento de resíduos sólidos do processo industrial, usados como material energético, em substituição a combustíveis fósseis. A utilização de BPF e óleo diesel foi trocada pela queima de gás natural, que reduz substancialmente as emissões atmosféricas prejudiciais ao meio ambiente e toda a água usada na produção é retirada de poços artesianos próprios. Em todos os níveis de processo, essa água recebe tratamento e depois é devolvida à natureza.

As informações são da assessoria de imprensa Instituto Genesis, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AFRÂNIO FRANCISCO DE PAULA JÚNIOR

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 30/08/2010

Isso não é nada em relação ao trabalho que nós da Cafeco em Varginha realizamos com referência à certificação da Conab/MAPA. Certificamos 3 unidades armazenadoras simultâneamente, e dentro do primeiro prazo estabelecido pelo governo, ou seja 31.12.09. Agora estamos assistindo de camarote os outros correrem para se certificarem.
Obrigado pelo registro, e viva a CAFECO !!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures