ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: Incaper pesquisa praga que atinge lavouras de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Cochonilhas são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas, podendo se tornar pragas potenciais em importantes culturas como o café, o abacaxi e o mamão, e prejudicar grande parte da colheita. Além disso, as cochonilhas também são vetores (transmissoras) de importantes doenças de plantas causadas por vírus.

Estudo iniciado em 2003 pelos pesquisadores do Incaper José Aires Ventura, Mark Culik e David Martins identificou cochonilhas da família Diaspididae, caracterizadas por terem aspecto farináceo e apresentarem carapaça, que foram registradas pela primeira vez no Espírito Santo, sendo que cinco dessas espécies ainda não haviam sido identificadas no Brasil.

José Aires Ventura explica que o resultado das análises das cochonilhas será fundamental para estabelecer melhores estratégias de controle da praga sem agredir o meio ambiente e evitar o desequilíbrio ambiental. "O excessivo uso de agrotóxicos nas plantações para controle das cochonilhas acaba matando, também, insetos benéficos que podem ajudar no controle desta e de outras pragas agrícolas", explicou.

Por esta razão, no momento estão sendo estudadas pelo Incaper várias espécies de inimigos naturais das cochonilhas, sendo algumas ainda não conhecidas pela ciência. O objetivo da pesquisa é o uso destes inimigos naturais no controle biológico das pragas, evitando assim o uso de agrotóxicos nas plantações. A infestação de cochonilhas no cafezal causa a queda de grãos pequenos, dificultando a colheita e proporcionando altas perdas.

De acordo com Mark Cluik, a descoberta de quais espécies de cochonilhas ocorrem no estado viabiliza a busca de melhores alternativas para manejo destas pragas e facilita a continuidade das pesquisas, uma vez que será possível a coleta de informações em estudos já existentes no mundo. Os resultados dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Incaper foi publicado no Journal of Insect Science, da conceituada University of Wisconsin nos Estados Unidos.

Segundo o diretor-presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, o sucesso das pesquisas é fruto dos investimentos do Governo do Estado no fortalecimento da ciência e da tecnologia e demonstra o reconhecimento da importância das pesquisas desenvolvidas pelo Incaper. Destaca-se aqui a importante contribuição da pesquisadora e especialista em taxonomia (identificação) de cochonilhas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) do Rio Grande do Sul, Vera Wolff. As informações são do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures