ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: Cai a diferença entre a safra cheia e baixa de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A florada dos principais tipos de café começa a indicar qual será o tamanho da safra de 2012/2013. O setor parece caminhar para o fim da bianualidade, em que alta e baixa produção se alternam.

No Espírito Santo, os cafezais de conilon que ocupam a região central do estado já passaram por floração. No sul de Minas Gerais, os produtores de arábica aguardam o início desse período.

O gerente de Café da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi-ES), João Elvidio, conta que "a florada do conilon é satisfatória, pois choveu na maior parte dos municípios". A entidade abrange cafeicultores de seis cidades e funciona como uma central de apoio à produção e à comercialização do café de sete mil associados.

Elvidio acredita que a próxima safra de conilon terá o mesmo volume da atual, isto é, 1,2 milhão de toneladas.

O especialista também menciona o estado de floração do tipo arábica, cultivado em proporções cada vez menores no estado. "Ao sul do estado, a florada toda já ocorreu. No centro, as chuvas ainda não vieram em quantidade suficiente - a expectativa é que caim na semana que vem."

Enquanto o volume de café conilon produzido na região central do estado cresceu 12%, na safra atual, o tipo arábica deve recuar 30% (para 600 mil toneladas, ou a metade da otra espécie) nos seis municípios ligados à Coopeavi."O clima está mudando, e o conilon vai atingindo áreas que antes eram somente do arábica. Estamos plantando conilon em toda lavoura que fica abaixo de 600 metros [do nível do mar", afirma o cafeicultor Luiz Carlos Gomes, de Santa Tereza (ES).

Ele considera que a florada do café, em sua propriedade de 270 hectares e arredores, foi "de razoável para boa", no caso do conilon. "O arábica sofreu uma chuva no fim de agosto e teve floração precoce - o que deve prejudicar os pés em novembro", diz.

O período ideal para o desenvolvimento das flores do arábica é outubro, "o mês das águas", segundo Gomes. O produtor substituiu dez mil pés de arábica pelo tipo conilon neste ano. "Mas ainda plantamos mais arábica do que conilon, embora este tenha maior produtividade", afirma.

Os cooperados da Coopeavi, a exemplo de Gomes, têm investido na maturação e no descascamento do café conilon, para poder vendê-lo como uma variedade especial e, logo, mais cara. 90% do conilon produzido por Gomes, no ano passado, foram vendidos como "especiais". Neste ano, entretanto, o nível caiu para 70%, segundo ele próprio.

"Houve um veranico entre janeiro e fevereiro que interferiu na maturação e no descascamento do café", explica.

Condições favoráveis
No sul de Minas Gerais, chuvas de 50 mililitros, que vêm caindo desde o final de setembro, criam condições favoráveis para a próxima safra de café.

"Está tudo satisfatório para o despertar da florada, que se dá de dez a quinze dias após o período das chuvas", diz o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa, José Geraldo Junqueira Filho.

A Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) acaba de concluir uma colheita de cerca de 4,4 milhões de sacas, ante 3,6 milhões de sacas na safra de 2010/2011. Para o próximo ano, a princípio, o cenário parece continuar positivo.

"Cada ano é de um jeito. Nesse ano, as condições para a florada estão okay. Vamos ver a continuidade", diz Junqueira, explicando que, após a floração, os pés precisam de chuvas regulares.

As informações são do DCI, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures