ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: 85% dos clones de Conilon atendem mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/06/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
O estudo foi apresentado pelo agrônomo Charles Lambot, líder do Centre de Recherche et Développement Nestlé, em Tours, França, durante o painel Avanços tecnológicos do café Conilon: produtividade, qualidade e mercado, realizado na tarde desta quarta-feira (03) durante o VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que acontece até esta sexta (05), no Centro de Convenções de Vitória.

As análises foram elaboradas nos últimos cincos anos, a partir de amostras de grãos das seis variedades lançadas pelo Incaper. Foram estudadas as qualidades bioquímicas - como teor de açúcar, gordura e cafeína - e sensoriais dos grãos, como sabor e aroma.

O diretor presidente do Incaper, Evair de Melo, enfatiza que, no momento em que o mundo tem a garantia da qualidade do produto cultivado no Espírito Santo, o mercado atual será mantido ou até poderá se expandir. "Quando uma empresa como a Nestlé comprova a qualidade do café capixaba, abrimos mercado para o produtor, que por sua vez tem o compromisso de manter esse alto padrão de café desenvolvido pela pesquisa", disse.

O Espírito Santo, por meio do trabalho de pesquisa realizada pelo Incaper, é referência mundial em tecnologia e produção de café Conilon. As novas técnicas de manejo da cultura desenvolvidas pelo Instituto, assim como variedades melhoradas, aliadas à assistência técnica aos produtores, fizeram com que, em 15 anos - de 1993 até 2008 - a cultura apresentasse crescimentos expressivos.

A produtividade média do Estado cresceu 188%, passando de 9,2 para 26,57 sacas beneficiadas por hectare. Já a produção teve incremento de 213%, ao subir de 2,4 para 7,3 milhões de sacas beneficiadas/ano, com um aumento de apenas 11% da área plantada.

O presidente do Centro de Comércio do Café de Vitória, Marcelo Silveira Netto, também fez uma palestra no Simpósio, que tratou do Mercado de Café Conilon. Ele destacou que o mercado mundial possui uma demanda crescente de Conilon de qualidade. "Mais Conilon poderá ser usado nos blends. Em 2010, somente o Brasil deverá consumir 10,5 milhão de sacas. Com qualidade, podemos também atender, além do mercado interno, a demanda potencial de exportação", frisou.

As informaçõs são da Assessoria de Comunicação/Incaper, resumidas e adaptadas pela quipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ LUIZ TÓFFANO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 07/06/2009

Nós do ES estamos muito orgulhosos porque acreditamos no potencial do café conilon, e neste momento os cafeicultores deveriam abraçar esta causa e potencializar mais a sua atividade cafeeira

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures