ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entrevista: Léo Moço, um barista apaixonado por café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/08/2009

5 MIN DE LEITURA

6
0
O CaféPoint conversou com o barista Léo Moço, carioca formado em Análise de Sistemas e Nutrição, que aos 25 anos quis abrir um cybercafé, pensando que a opção poderia lhe render um bom negócio. Teria aberto caso, em 2005, não tivesse ouvido falar, pela primeira vez, sobre o trabalho de barista na televisão, em uma entrevista do Jô Soares. Começou então a paixão pela profissão. "Entendi que o mercado precisava do profissional. E vi também aqui uma boa oportunidade de negócio", afirma. A ideia do cybercafé foi abortada.

"Acho fantástico conseguir proporcionar sensações diversas para o consumidor, aprender a dosar intencionalmente os tipos de café para obter o resultado que quero", conta. Segundo Léo, o barista deve se esforçar para ser mestre de torra, degustador e profundo conhecedor do café. Somado ao completo conhecimento sobre o modo de preparar a bebida, os baristas também tem que entender da história do café, de todo o ciclo de cultivo, as etapas de processamento, técnicas de beneficiamento dos grãos, processos de torra e moagem, além dos tipos de grãos e suas origens.

"A profissão de barista é uma boa oportunidade para quem está começando agora, para quem nunca teve um emprego, para os jovens carentes das grandes cidades. E pode abrir o mercado de trabalho para quem quiser se dedicar à "profissão". Na verdade, o trabalho de barista ainda não está regulamentado, mas existe um projeto de lei para torná-lo profissão. "Acho interessante a proposta, mas faltou participação dos baristas no processo de criação do projeto, acabamos ficando à parte da discussão. Nem eu nem nenhum colega fomos consultados. O projeto veio meio pronto, de cima pra baixo, sem consultar as bases", desabafou.

De acordo com nosso entrevistado, a mídia passa uma imagem equivocada sobre as funções do barista. "Acho que a mídia dá mais enfase para a atividade de criação de drinks, latte art, do que no conhecimento sobre café que o profissional tem ou deveria ter... É tão importante o estudo na área que poderíamos até pensar num curso superior para o barista, com matérias como cafeicultura básica (produção, colheita, secagem), torra, prova/degustação, latte art, desenvolvimento de drinks, variedade de cafés (origem x bebida), etc", sugeriu.

"É um processo educativo do consumidor de café: fazê-los diferenciar os diversos tipos de cafés. O consumidor ainda está pouco acostumado com o conceito de café gourmet. Ele ainda não sabe o que é isso, ao passo que a profissão de barista, relativamente nova, vem ganhando maior reconhecimento. Na Dinamarca, por exemplo, nosso trabalho é mais difundido, os baristas trabalham apenas 6h para poderem estudar no restante do tempo", conta.

Léo, que trabalha com a Camocim, fazenda que produz o café mais caro do Brasil, o Jacu Bird Coffee, ultimamente está se dedicando aos estudos práticos de torras e provas de cafés e também representa uma marca de torrador doméstico de café no Brasil. "Quero desenvolver o mercado para cafés crus e oferecer possibilidades diferentes de torra", conta o moço, empolgado. Seu objetivo é criar uma microtorrefação com marca de café própria. Atualmente, na boutique "Café do Moço", ele e sua esposa comercializam café artesanal em embalagens de 250g, com grãos torrados e moídos à escolha do freguês.

Um barista campeão

No ano passado, Léo visitou a 21ª Feira da SCAA, em Atlanta, onde teve a oportunidade de entrar em contato com o que tem de mais novo no mundo em termos de conhecimento na área. Neste ano, o jovem barista participou da Copa Barista, durante o 4º Espaço Café Brasil, e conquistou a segunda classificação. Na edição anterior, foi o campeão. "O fator determinante foi o tempo. Campeonato é tática. É preciso saber quem vai enfrentar, testar as máquinas, e fazer o melhor, dependendo de cada situação", declarou. O segredo? "O barista não pode ficar preso, acomodado, achando que sabe tudo. Não podemos parar de estudar, de se dedicar. A cada ano que passa, percebo que ainda não sei nada sobre o café", conta.

Segundo Léo, os campeonatos são grandes oportunidades que proporcionam confraternização e troca de experiências entre os baristas. Pra competir, é preciso apresentar um drinque inédito. Sua estratégia para vencer o Campeonato Carioca de Baristas 2006 foi desenvolver drinques afrodisíacos, misturando pimenta e gengibre, por exemplo. (Léo também foi campeão na edição seguinte, em 2007). Para o Copa Barista 2009, procurou em cursos de prova descobrir aptidão para harmonização dos sabores básicos - amargor, doçura, acidez e salgado. Usou chocolate (blend de chocolate africano de amargor de qualidade), ar de limão (obtido com técnicas da gastronomia molecular), e um espresso líquido com flor-de-sal (a primeira camada de sal, mais pura que existe, e bem mais cara que a normal...) com aroma de avelã. "Não sabia que o sal pode, em determinada quantidade, até mesmo realçar a doçura dos alimentos", confessou.

E o café? - Este ano, Léo usou um café blend 100% arábica orgânico (Brasil + Etiópia, que tem os cafés mais aromáticos do mundo, que lembram flores) com grãos mais maduros, de melhor secagem. Levou uma semana para juntar dois quilos de "fox-beans", grãos apreciados por sua mucilagem doce, reconhecida pela cor dourada durante o processo de secagem.

"Um dos cafés que mais gosto é o GEISHA, um café panamenho 100% arábica, bastante frutado. É praticamente um suco de café. Ganhava sempre a maior pontuação no "Cup of excelence" do país, e por isso foi criada uma competição separada, só pra esse tipo de café, pois era desleal competir com os outros", conta.

O barista, este especialista no preparo de cafés de alta qualidade, ajuda a divulgar os benefícios do café e educar o consumidor para que saiba apreciar - e identificar - os diversos tipos de cafés disponíveis no mercado. São amantes do grão que ensinam a arte de amá-lo. Em suma, são para o café como o somatório do que são sommeliers e enólogos para o vinho. Experimente um café elaborado por um barista profissional e surpreenda-se com a qualidade da bebida extraída. Toda cadeia produtiva agradece.

Para saber mais:

Livro "Guia do barista"

Revista Espresso

Café do moço

Fazenda Camocin

Léo Moço participa do 4º Espaço Café Brasil, em São Paulo, onde conquistou o vice-campeonato da Copa Barista 2009



No detalhe, modelo de uma mini-torrefadora, para torras de café domésticas



"Fox-beans", grãos muito doces, selecionados com exclusividade para comporem o drink do campeonato.




Equipe CaféPoint

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ROBERTO ANTONIO

UBERABA - MINAS GERAIS

EM 12/07/2013

Como poderei adiquirir um torrador doméstico conforme vi na figura em cima?

Qual o valor deste  belo torrador
JOSE MANUEL GOMES

SANTARÉM - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/09/2009

Como poderei adiquirir um torrador doméstico conforme vi na figura em cima?

Obrigado
JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 07/08/2009

Muito legal Léo!

Incentivar o consumo de café de qualidade e diferenciar este consumo é sem duvida um caminho que deve ser trilhado.

SERGIO VENUTO

RESENDE - RIO DE JANEIRO

EM 06/08/2009

Léo,

Muito bom começar a ler artigos e entrevistas com baristas nos meios de comunicação onde, normalmente, espaços são utilizados por agricultores, empresários, etc... Importante ter todos da cadeia trabalhando juntos e, no caso do café, a participação do barista é essencial.

Estive em Amparo/SP e vi materiais sobre o 1o duelo de baristas da região. Até uma revista de circulação local foi editada especialmente para o evento. Na revista, vinha a foto e informações sobre cada competidor, um em cada página, mostrando a importância que deram para divulgar cada barista. Um bom exemplo a ser seguido.

Abraços e sucesso a todos os baristas.
LEONARDO MOÇO RIBEIRO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 06/08/2009

Prezada Joana D Arc Teixeira de Faria,

Gostaria de agradecer pelo seu comentário, fico muito feliz em saber de um profisisonal do café que o trabalho como o que faço é importante para o setor.

Tenho trabalhado junto ao consumidor e o resultado obtido está sendo impressionante. Fico imaginando como o Brasil e os nosso cafeicultores ainda podem crescer apesar da crise instalada. Gostaria de usar a sua definição "OUSADIA": acho que só assim a cafeicultura no geral vai poder respirar.

Não creio que os Baristas são "salvadores", mas junto com os produtores rurais, profissionais como você e todos os outros dessa imensa cadeia, possamos dar início a essa mudança. Nós, Baristas, temos o grande desafio de representar cada produtor e isso é uma grande responsabilidade, mas ainda vejo uma separação muito grande entre os setores.

Mais uma vez agradeço pelas palavras.

Abraços,

Léo Moço
JOANA D ARC TEIXEIRA DE FARIA

CALIFÓRNIA - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 06/08/2009

Léo,

Fiquei entusiasmada com a tua postura, brilhantismo e OUSADIA. Sim, ousadia, em inovar o sabor do que já é por natureza espetacular - a bebida do café.

Trabalho no setor de produção (junto aos produtores rurais) e sabemos que cada ano, cada planta, cada talhão sempre nos trazem descobertas e supresas quando apreciado o produto final.

Comungo contigo, de que ainda o consumidor brasileiro não aprendeu a apreciar devidamente esta bebida, mas serão e são profissionais como você que farão do hábito "tomar um cafe" um prazer maior.

PARABÉNS

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures