ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enquete: como está a sua lavoura para a safra 2014/15?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/11/2013

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

17
0
Um levantamento realizado pelo CEPEA constata que a acentuada queda dos preços do arábica já está prejudicando o desenvolvimento da safra 2014/15 do Brasil e o bom andamento da próxima safra depende da intensificação dos tratos culturais, principalmente adubação, após as floradas, que já ocorreram em grande parte das regiões produtoras. Porém, no campo já se observa significativa redução da realização dos tratos culturais, pois os preços encontram-se abaixo do custo de produção.

Neste contexto, para que se compreenda o panorama nacional atual das lavouras cafeeiras, o CaféPoint pergunta aos cafeicultores: qual a situação de suas lavouras no que diz respeito ao potencial de produção para a próxima safra (2014/15)?

Convidamos também os leitores a nos enviar fotos atuais de suas lavouras, para que possamos ilustrar seus comentários: contato@cafepoint.com.br.

A Equipe CaféPoint agradece sua participação!

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NATALIA NAKASHIMA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 07/11/2013

Por que vocês não fazem um seguro rural ou um hedge de preço para garantir uma renda que remunere todos os fatores de produção?
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/11/2013

Administramos 55 mil pés de café, esse ano já sentimos o reflexo no preço absurdamente baixo, para o ano que vem não temos nenhuma pulverização folear prevista, também devemos fazer somente uma adubação antes do Natal em quantidades minimas e orar muito a Deus para nos abençoar pois não vou colocar um centavo na lavoura até outubro de 2014.
ANDERSON MENGAL

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/11/2013

Em geral os produtores de cafe na região das montanhas capixabas estão desesperados com o preço que a cada dia cai mais. O clima tambem não esta sendo muito favoravel, está fazendo muito frio o que compromete mais a proxima safra e tambem os produtores estão diminuindo os tratos culturais.
MILTON GONÇALVES CAIXETA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/11/2013

Muitos produtores estão esqueletando as lavouras velhas e diminuindo a adubação.... . Medidas de socorro  urgentes devem ser agilizadas. Esta ficando cada vez mais dificil continuar na atividade.  Os investimentos para o ano em máquinas e equipamentos vão esfriar sem falar em irrigação. Como vai ficar se o preço não melhorar?..... é para refletir e muito antes de gastar.
SAMUEL VIANA CUNHA

SANTA MARGARIDA - MINAS GERAIS

EM 05/11/2013

As lavouras de café da zona da mata estão com possibilidade de uma baixa produção para 2014, pois o ano de 2013 foi de grande produção, além do mais se observa uma grande quantidade de poda e erradicação por causa do preço.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/11/2013

Tenho mantido contato constante com produtores,consultores,revendas de insumos; à florada na região no geral foi boa ,concentrando entre meados de Setembro à meados de Outubro,às condições climáticas estão dentro da normalidade.

Certamente  que na condução das lavouras deverá ocorrer diminição na utilização de insumos(adubação,aplicação de fungicidas e inseticidas,etc),face aos baixos preços do café para o produtor.

Muitas propriedades realizaram podas visando renovação das lavouras,houve também propriedades erradicaram lavouras velhas ,de baixa produção,substituindo por pastagem,eucalipto,culturas anuais,ainda não há previsão do tamanho da próxima safra.
RAFAEL PEIXOTO SOL

EUNÁPOLIS - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/11/2013

Sou produtor de conilon do extremo sul da bahia, esse ano minha produção caiu 42 % e por isso meu custo por saca ficou 243.00 vendi 1000 sacas por 240, 00 em julho e agora o que tenho no galpao nao paga meu custo , nao tenho de onde tirar dinheiro, entao tenho que tirar dinheiro do cafe, reduzir a adubacao pela metade, demitir 5 funcionarios e to comprando o minimo possivel de defensivo mesmo assim pra pagar no ano que vem, na verdade se nossos politicos nao intercederem por nos nossas reservas irao acabar pois nao sao muitas espero poder esperar ....
HENRIQUE PENIDO ROSA

CAPITÓLIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/11/2013

Inúmeros produtores dos quais eu atendo aqui na região não vão adubar, colher o que der e arrancar ou podar ano próximo ano. A descrença é grande em relação ao futuro.
ALISSON BUENO ROSSI

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/11/2013

Com tantas lavouras sendo podadas, geadas no parana, diminuicao na adubacao. Fica dificil entender como 2014 tera uma super safra. Sera que as lavouras novas serao suficientes para bancar os 54 milhoes de sacas previstos para 2014?
EVALDO AFONSO RODRIQUES

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/11/2013

As lavouras nas Matas de Minas ,tiveram uma super safra 12/13 , muito embora tenha sido comprometida a qualidade em função do mau tempo no início da safra.No entanto, em função da bienalidade  haverá no 13/14, uma quebra de safra em torno de 40% . Além das podas, redução dos tatos culturais . É preciso salientar um alerta, de que ainda não houve precipitações      
WANTUIL LOPEZ

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 03/11/2013

Minha lavoura está muito bem obrigado,entretanto o que nós precisamos é de ações governantais para garantir preços, não queremos financiamentos com juros extorsivos que não resolvem nada e só complicam mais a situação, não queremos prorrogação de dívidas, enfim não queremos artificialismos de qualquer natureza, queremos sim é poder sobreviver dentro da atividade com um mínimo de dignidade.
MARCO TEMPESTA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/11/2013

Tenho 55.000 pés de café pico de produção em 2013, safra 2014 baixa com apenas previsão 100 sacas, sendo que devido ao preço de vendas a redução dos tratos na ordem de  80% não vou entrar em financiamento. Chega de prejuízo.
EVALDO AFONSO RODRIQUES

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/11/2013

As lavouras nas Matas de Minas ,tiveram uma super safra 12/13 , muito embora tenha sido comprometida a qualidade em função do mau tempo no início da safra.No entanto, em função da bienalidade  haverá no 13/14, uma quebra de safra em torno de 40% . Além das podas, esqueletamentos
CAIO WELBER ALVES DE SOUZA

MACHADO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 02/11/2013

Essa  queda do preço do café afetou milhares de Brasileiros  que sobrevivem desse produto, podemos ressaltar que os tratos culturais da lavoura terá um decréssimo acentuado, pois ja podemos perceber os impactos nas lavouras cafeeiras ja começaram a sofrer os efeitos do preço baixo. A região do sul de minas pelo o que eu tenho observado a maioria dos produtores reduziram metade das suas adubações, e com isso as próximas safras estão comprometidas. A região de montanhas do sul de minas é composta por quase 100% de pequenos e médios produtores, o custo de mão de obra, a cada ano, só aumenta, para os pequenos produtores, ainda existe a mão de obra familiar mas para os médios produtores que dependem de mão de obra terceirizada vão ter muitas lavouras que nem vão ser colhidas. Creio eu, que esses impactos nos proximos anos tende só aumentar.

  
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 01/11/2013

Não vou gastar nem mais um centavo na sua adubação... se não compensa gastar . Vou deixar por conta da natureza.... chega de trocar cebola.
JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR

CAPETINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/10/2013

O que sobrou do BRASIL ( BRAZIL), é somente a ilusão de ESPERANÇA........
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/10/2013

A minha lavoura era  composta por 50.000 pes de cafeeiros. Desse total 25.000 foram erradicados ( café com 2 anos) pois a geada queimou tudo. Do restante (com aprox. 5 e 10 anos) haverá uma redução da produção prevista em 50% também em virtude do frio. O consolo eh que o preço reagiu neh??? (sic) no supermercado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures