ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro integra pesquisa e setor produtivo do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/11/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Encontro da Cafeicultura reuniu, nesta quarta-feira, 20, cerca de 200 pessoas, em Guaxupé, para intercâmbio entre pesquisadores da EPAMIG, técnicos e cafeicultores associados à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

Durante o encontro, pesquisadores da EPAMIG apresentaram resultados de pesquisa e experiência de sucesso do setor. A pesquisadora Sara Chalfoun compartilhou o resultado de trabalho desenvolvido com 50 cafeicultores membros da Associação de Cafeicultores de Santo Antônio do Amparo. "Em quatro anos de trabalho com esses cafeicultores familiares conseguimos dobrar o valor da saca de café a partir da adoção de boas práticas de pós-colheita", comemora. Sara explicou que o aumento da oferta de editais voltados para a cafeicultura familiar e a procura do mercado externo pelo café brasileiro foram fatores determinantes para o sucesso desse trabalho.

O pesquisador Júlio César de Souza alertou sobre uma das doenças que tem preocupado cafeicultores e técnicos, a broca do café. "A partir da proibição, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do inseticida endossulfan para controle da broca, o produtor deve redobrar o monitoramento da lavoura, utilizando uma planilha específica, para evitar prejuízos que podem chegar a perda de 20% do grão", explica. Segundo Júlio, dois novos produtos já foram testados e aprovados, mas ainda não obtiveram o registro do MAPA. "São produtos com a mesma eficácia do endossulfan, de baixa toxicidade e que apresentaram seletividade a espécies de ácaros predadores (inimigos naturais). Entretanto, não estarão disponíveis para a safra de café 2013/2014", ressalta.

Para o gerente de desenvolvimento técnico e comercial da Cooxupé, José Geraldo Junqueira, estar junto com os órgãos de pesquisa é vital para o trabalho da Cooxupé. "Atendemos a 12 mil cooperados. Somos uma grande cooperativa de pequenos produtores e podemos multiplicar essas inovações apresentadas, aproveitando a nossa capilaridade", explica.

O presidente da Associação de Cafeicultores de Montanha de Divinolândia, Francisco Sérgio Lange, afirma que a busca pela profissionalização e pelo conhecimento tem feito diferença na produção dos cafeicultores associados. "Com a criação da Associação, após a crise da cafeicultura em 2002, conseguimos a certificação fairtrade.", comemora.

Também foram abordados temas como, pós-colheita e qualidade do café, controle de nematoide da galha e principais produtos para controle biológico conservativo aos ácaros predadores encontrados no cafeeiro.

Doenças do cafeeiro

O cafeeiro pode ser atacado por várias doenças infecciosas que ocasionam muitos prejuízos ao cafeicultor. O diagnóstico correto das doenças e das condições que determinam a sua ocorrência é fundamental para o sucesso das medidas de controle. Resultados de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores Vicente e Sara podem ser encontrados no Boletim Técnico Doenças do cafeeiro: diagnose e controle, recentemente publicado pela EPAMIG.

As informações são da EPAMIG, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures