ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa Café inicia plano de cooperação com Venezuela

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/09/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
De 11 a 17 de setembro, o gerente adjunto técnico, Paulo Afonso Jr, esteve na Venezuela para dar inicio às ações de prospecção e diagnóstico da cafeicultura venezuelana prevista no projeto de cooperação internacional "Produção de Mudas e Beneficiamento Ecológico de Café". O projeto é parte do Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Bolivariana da Venezuela, assinado em 2007, que contempla ainda outras culturas. A coordenação é da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa - SRI e o financiamento da Agência Brasileira de Cooperação - ABC. O objetivo é contribuir para a organização de comunidades cafeicultoras por meio do uso de tecnologias agroecológicas para a produção de mudas de variedades melhoradas e do beneficiamento ecológico em pequena escala.

"Visitamos propriedades e áreas experimentais das principais regiões produtoras do ocidente e oriente do país. Como características locais e "gargalos" identificados, pode-se apontar a idade avançada das lavouras e a infestação por pragas e doenças, como a broca e a ferrugem. Foi verificado ainda ausência de manejo da lavoura e de tratos culturais adequados, o que resulta em baixa produtividade da cafeicultura local: 4 a 5 sacas por hectare, um terço da produção média brasileira", explica Paulo.

Entre as primeiras ações previstas, estão a transferência de material genético e a capacitação de multiplicadores em propagação e técnicas de boas práticas agroecológicas para manejo da lavoura e pós-colheita, tratos culturais e controle de pragas e doenças. A Embrapa Café também vai auxiliar no planejamento experimental para verificar quais variedades são mais adequados para gerar alternativas tecnológicas que melhorem o quadro da cafeicultura local. Outra ação prevista é a sensibilização de produtores e técnicos para percepção da qualidade em café, um bem precioso hoje em dia para a sustentabilidade do negócio café em qualquer lugar do mundo.

Para a Embrapa, o projeto traz como benefícios o fortalecimento das relações internacionais Brasil-Venezuela e a troca de material genético para fortalecimento de bancos de germoplasma brasileiros com variedades de café adaptadas ao sistema produtivo sombreado orgânico/agroecológico. Segundo o gerente adjunto técnico, essa troca poderá contribuir para o desenvolvimento de novas cultivares tolerantes a temperaturas mais elevadas e à deficiência hídrica.

O projeto tem duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, renovável automaticamente por iguais períodos, até o cumprimento do objetivo. O orçamento total é de US$ 87.081,60. "A ideia não é resolver nesse período todos os problemas encontrados, mas contribuir indicando diretrizes para que os cafeicultores da região possam seguir em direção a uma cafeicultura sustentável econômica, social e ambientalmente, com impacto significativo sobre a qualidade do produto e da vida das famílias produtoras", completa Paulo.

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures