ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG planeja atender mais de 12 mil jovens rurais em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai continuar investindo em 2014, no atendimento aos filhos e filhas de agricultores familiares. Além das capacitações destinadas aos jovens rurais, trabalho que já era muito bem conduzido pelo Projeto Transformar, o novo Programa da Juventude Rural vai focar na formação de grupos de jovens. A proposta é incentivar o associativismo e a busca de soluções coletivas para os problemas cotidianos desse segmento. A meta para este ano é atender cerca de 12.900 jovens rurais em todas as 32 unidades regionais da empresa, contemplando 719 municípios no Estado.

A gestora do programa na Emater-MG, Maria Edinice Soares, informa que a formação do grupo de jovens será incentivada em reuniões mensais onde serão discutidos assuntos do dia a dia da comunidade, abordando a relação interpessoal, familiar, saúde, lazer, a importância do trabalho conjunto, além das práticas tecnológicas de interesse do grupo. “Podemos discutir por exemplo, a condução correta das atividades agrícola e pecuária, aproveitando a experiência de cada jovem e buscando melhorá-las nos aspectos de produtividade e lucratividade. O acompanhamento será coletivo e conforme a necessidade será dada assistência técnica na propriedade ao jovem e à sua família”, explica.

Ainda segundo Maria Edinice, a iniciativa vai utilizar um sistema pedagógico, batizado de Inovar, que privilegia a construção coletiva por meio da socialização dos conhecimentos e a sua incorporação planejada na ação extensionista. A ideia é valorizar as pessoas, promovendo debates e discussões orientadas, de acordo a gestora. “Cada tema trabalhado terá embasamento teórico, reflexão da prática e o planejamento de estratégias adequadas à realidade do local dos jovens”, argumenta. Para tanto, conforme a gestora do Programa da Juventude Rural uma das proposta é fazer um material didático (manual, cartilhas e vídeo) direcionados a esse público rural e assim qualificar extensionistas e jovens.

O incentivo à permanência do jovem rural no campo tem sido ao longo dos anos, uma preocupação da Emater-MG como bem demonstrou o Projeto Transformar, que previa a capacitação de filhos de agricultores familiares, na faixa etária de 16 a 29 anos, habilitando-os para a implementação de projetos produtivos, com geração de ocupação e renda. Em sete anos do projeto, a empresa capacitou mais de 8 mil jovens no Estado . Só nos últimos dois anos foram quase 1.300 capacitados, sendo que, em 2013, o projeto atuou em 150 municípios, segundo informações da coordenadora técnica estadual de Metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Helena Silva.

Com o Programa da Juventude Rural, o desafio de proporcionar condições de manter o jovem rural em seu seu local de origem continua, como explica a atual gestora, Maria Edinice Soares. “O objetivo é facilitar o processo de sucessão familiar nas propriedades rurais. Os filhos de agricultores só darão continuidade aos trabalhos dos pais, se eles se sentirem motivados a permanecerem na propriedade, participando do processo produtivo e sendo remunerados para isso”, argumenta a técnica da empresa. Segundo ela, as capacitações do Transformar continuarão e cerca de 500 jovens deverão ser contemplados com esta ação, neste ano de 2014, a partir de março.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures