ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG: desenvolvendo a agricultura familiar do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Marcelo Lana, Presidente da Emater-MG

O trabalho de assistência técnica e extensão rural prestado pela Emater-MG tem como foco o contínuo desenvolvimento de uma vocação de Minas Gerais: a agropecuária. Com um olhar que extrapola a produção de alimentos, que procura entender e tratar esta atividade também num contexto humano, social, cultural e ambiental, o extensionista trabalha pela qualidade de vida dos mineiros e por maior equidade entre as regiões do Estado.

E estamos falando de Minas Gerais, com sua vastidão de terras e características peculiares, que justificam a estratégia adotada pelo governador Antonio Anastasia de estruturar e consolidar as redes sociais de desenvolvimento integrado. A Emater-MG atua alinhada a essa diretriz, com o apoio do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Nossa grande capilaridade, com presença em 93% dos municípios de Minas, é sustentada pelas parcerias com os gestores políticos, nacionais e locais, com a sociedade civil e entidades de classe.

Na construção desta sinergia com a sociedade, nossos extensionistas têm como ponto de partida o diálogo, a valorização do saber e da experiência do produtor rural. A essa atitude se aliam conhecimento, inovação e tecnologia. Por isso, atualmente, os investimentos da Emater-MG estão concentrados na capacitação dos profissionais da Empresa e na modernização da infraestrutura de nossas Unidades, pois só assim chegaremos aonde estão os 79% de estabelecimentos rurais definidos como da Agricultura Familiar, responsáveis por 62% da ocupação no campo.

Em 2012 a Emater-MG adquiriu 236 veículos e mais 854 computadores. Os investimentos para essa aquisição foram de R$6,6 milhões. A compra dos carros e equipamentos faz parte de uma parceria da Emater-MG com os governos estadual e federal.

Os resultados da nossa assistência técnica e extensão rural estão em toda parte: nas mesas dos brasileiros, nas merendas escolares, nos estabelecimentos do varejo, nas estatísticas de emprego e renda, de comercialização, nos diagnósticos de preservação ambiental, saúde e segurança alimentar.

Nossos programas e projetos abarcam ações como: a melhoria da produtividade, a agregação de valor aos produtos, a gestão das propriedades, o atendimento às exigências da legislação e do mercado, além de fomentar o empreendedorismo, a associação e o cooperativismo. Esses programas e projetos são dirigidos ao produtor e à sua família, com especial atenção ao jovem rural, em busca de alternativas para a permanência e qualidade de vida no campo.

A gestão moderna e eficiente da Emater-MG, orientada pelo planejamento estratégico, aliado ao uso de ferramentas e indicadores de desempenho, tornou realidade o atendimento a 396 mil agricultores familiares em 2011, com previsão de atendimento, no ano de 2012, a 420 mil produtores. Mais do que esses números, o que a Empresa persegue é a excelência no desenvolvimento da agropecuária mineira, com sustentabilidade para a qualidade de vida no Estado.

A Emater-MG tem avançado com o governo de Minas Gerais, alinhada às suas estratégias e planos transformadores. Acreditamos na transformação com qualidade: na excelência da prestação da assistência técnica e extensão rural, na capacitação dos extensionistas e técnicos, nas condições de trabalho adequadas. Só assim podemos efetivamente colaborar para a Minas de todos os mineiros. O que nos impulsiona, a cada dia, nessa melhoria contínua, é a celebrada paixão, a garra e o engajamento dos nossos extensionistas e técnicos.

As informações são da Emater-MG, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures