ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dunkin´ Donuts muda estratégia e cresce mesmo durante a crise

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Pela primeira vez em três décadas de existência, a Nasdaq mudou temporariamente seu logotipo estampado num imenso painel luminoso na Times Square, em Nova York, durante o pregão do dia 27 de julho.

Num artifício para chamar a atenção para a abertura de capital da Dunkin' Brands, controladora da sexagenária franquia de lanchonetes Dunkin' Donuts, a bolsa eletrônica exibiu o próprio nome com duas letras "d" - uma rosa, outra laranja - numa clara referência ao logotipo da rede famosa por suas rosquinhas.

O barulho da Nasdaq marcou um dos lançamentos mais bem-sucedidos na bolsa neste ano. Mesmo com instabilidade econômica, o IPO da Dunkin' Donuts levantou 427 milhões de dólares - no dia da estreia, as ações valorizaram 47%, a décima maior alta no primeiro dia de negociação entre os 101 IPOs realizados nos Estados Unidos de janeiro a julho deste ano. Mais do que a brincadeira realizada pela Nasdaq com seu próprio logotipo, o que realmente chamou a atenção dos investidores foi a mudança de imagem da Dunkin' Donuts.

Depois de décadas vendendo rosquinhas, a empresa enxergou nos cafés uma maneira de acelerar seu crescimento - a venda de cafés e bebidas afins representou 60% de suas receitas de 6 bilhões de dólares em 2010 e a levou à vice-liderança do mercado, atrás apenas da Starbucks.

A principal diferença entre a Dunkin' Donuts e sua principal concorrente é que, enquanto a rede de cafeterias sediada em Seattle se esforça para criar uma aura moderninha e descolada, a maior preocupação dos executivos da Dunkin' Donuts é oferecer produtos que caibam no bolso da população de baixa renda. Caem fora sofás aveludados, som ambiente e internet sem fio em suas lojas, e entram em cena ambientes despojados em que o cliente encontra atendimento rápido e produtos baratos - em média, as bebidas da Dunkin' Donuts custam 15% menos que as da Starbucks.

Inicialmente encarada com desconfiança por alguns analistas, a estratégia se provou ideal para o momento atual da economia americana. Entre 2008 e 2009, enquanto a Starbucks fechava centenas de lojas, a Dunkin' Donuts abria mais de 1 000 novas unidades - um crescimento de 14%.

"O café é um negócio com margens mais altas do que os doces, e a abordagem popular deve continuar impulsionando o crescimento da rede", afirma Joscelyn MacKay, analista sênior da consultoria de investimentos americana MorningStar.

As mudanças no modelo de negócios da Dunkin' intensificaram-se em 2006, quando um grupo de fundos de investimento, como o Carlyle e o Bain Capital, comprou o controle da rede. Dois anos antes, a empresa com sede em Canton, Massachusetts, criara um núcleo interno de pesquisas de mercado para estudar o comportamento do consumidor e a imagem da marca, contando com o apoio de um antropólogo.

"A Dunkin' descobriu que sua imagem está associada a pessoas comuns, trabalhadoras, que não têm tempo a perder", diz a professora e consultora em marketing americana Dona Vitale, que analisa o caso no livro Consumer Insights 2.0 ("Percepções sobre o consumidor 2.0", numa tradução livre).
"É uma identidade completamente diferente, talvez diretamente oposta à da Starbucks, onde os clientes costumam ir para passear e aparecer bebericando seus lattes desnatados."

Vocação popular

Em vez de tentar mudar a percepção da marca entre seus clientes, os executivos da Dunkin' decidiram assumir de vez sua vocação popular.

O primeiro passo foi o lançamento de uma campanha publicitária com o slogan "America Runs on Dunkin" (em português, algo equivalente a "A América funciona com Dunkin"), criado pela agência americana Hill Holiday. Na campanha, a rede apresentava seu produto como um combustível diário para o típico trabalhador americano. Na televisão, os comerciais passaram a exibir profissionais como operários, professores e policiais em plena atividade, com seus enormes copos de café na mão - até hoje usar celebridades como protagonistas dos filmes é uma tática vetada.

Ao mesmo tempo, a Dunkin' ampliou o cardápio incluindo café quente e gelado e diversas opções de lanches para acompanhamento - todos com nomes simples.

Em alguns de seus filmes, a rede chegou a zombar dos estrangeirismos no cardápio da principal concorrente, Starbucks, mesmo sem citá-los diretamente. "Minha boca não consegue formar essas palavras!", cantam os atores, ao batizar a linguagem estilizada de "fritalian", uma mistura de francês com italiano. O povo adorou. "Eles conseguiram desenvolver uma forte lealdade à marca.

Os clientes da Starbucks hoje são mais propensos a trocá-la pela Dunkin' do que o inverso", afirma Darren Tristano, vice-presidente da consultoria Tech-nomic, especializada em tendências na indústria de alimentos.

Com o dinheiro do IPO, a empresa pretende pagar parte de suas dívidas (que hoje somam quase 1,5 bilhão de dólares) e financiar sua expansão, tanto dentro quanto fora dos Estados Unidos. O próximo passo está na abertura de lojas na Ásia. A Dunkin' Donuts parte, agora, para conquistar o povão dos países emergentes.


As informações são da Revista Exame, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures