ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dilma reacende debate sobre índices de produtividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2010

1 MIN DE LEITURA

4
0
Ao afirmar a intenção de rever os índices de produtividade rural, a presidente eleita Dilma Rousseff reavivou uma discussão que parecia adormecida. O tema voltou à tona em 2009 a partir de uma proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No entanto, a discussão não foi adiante sem o apoio do Ministério da Agricultura. Agora, Dilma propõe que a decisão saia da esfera política e seja tratada sob o ponto de vista técnico, a partir de um estudo encomendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Embrapa.

Será com base nesses dados que os índices servirão de parâmetro para classificar uma propriedade como produtiva ou improdutiva e serão atualizados conforme a Produção Agrícola Municipal (PAM), obedecendo a microrregiões geográficas analisadas pelo IBGE. Com isso, a proposta é promover a análise caso a caso das propriedades para definir o nível de produtividade das terras.

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, tem evitado falar sobre o tema por considerar que se trata de um assunto para o próximo governo. No entanto, deixou escapar que via com "bons olhos" a ideia de Dilma. "Certamente ela vai ouvir os técnicos da área. Atualizar não significa aumentar, nem diminuir, mas avaliar. Essa questão me parece tão equacionada ao nível da agricultura que não vejo dificuldade alguma", declarou Rossi.

Farsul critica imposição

O presidente da Farsul não concorda com a imposição de índices de produtividade e considera a prática "uma aberração". "Somo o único País do mundo em que se calcula índices de produtividade. Em uma atividade a céu aberto e com a instabilidade de clima que temos é um contrasenso o que está a se propor." Sperotto afirmou que um laudo da Embrapa apontou que no Rio Grande do Sul não há áreas improdutivas. "É uma discussão histérica que só acirra os ânimos em prol de uma discussão ideológica", declarou.

Para o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), não é momento de pôr em discussão o tema enquanto os produtores não contarem com uma política agrícola. "Faltam recursos, mecanismos de comercialização e instrumentos que capitalizem quem produz", diz. Por este aspecto, o parlamentar afirmou que o governo "não tem moral para cobrar a revisão dos índices". Heinze disse ainda que mesmos os estudos técnicos tendam à parcialidade. "Sou contra os índices por princípio."

A matéria é de Ana Esteves, publicada no Jornal de Comércio (RS), resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2010

Além de não termos uma política voltada para o homem do campo, e´ uma piada exigir produtividade mínima á este homem, pois duvido que algum pai de familia queira que seu filho trabalhe no campo como um funcionário. É preciso um melhor investimento no setor rural, para que o seu produto tenha valor, e nós possamos ser mais valorizados socialmente, e tenhamos condições de investirmos mais no melhoramento de nossas propriedades.
WAGNER MARTINS BORGES

ARAGUAÍNA - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 01/12/2010

Porque somente o setor rural que tem de ter índices de produtividade?
Devemos então ter índices de produtividade para a industria, comércio, setores de serviços, e pricipalmente para o governo e para os acentados da reforma agrária.
Isto é ideológico e o interese é somete o de perseguir os produtores rurais.
O que deveríamos fazer é dar apoio para os produtores que estão improdutivo, e colocalos produtivos.
Na verdade o produtor rural Brasileiro é muito invejado pela sua grande capacidade de trabalho e de ""remar contra a naré", pelos invejosos nacionais e internacionais e pelos inocentes úteis a servi;co de ideologias ultrapassada e as vezes de vintereses excusos.
GUGLIELMO AGOSTINI DA MATTA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/11/2010

O governo deve é dar exemplos e bons exemplos!
Primeiramente deve-se medir os indices de produtividade do setor publico, depois dos setores de servicos, etc.
Por quantas andam os indices de produtividade dos servicos de telecomunicacoes, dos portos, dos aeroportos, das estradas?
Logo do setor mais vulneravel, mais dependente da natureza e mais descapitalizado? Convenhamos!!



CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 30/11/2010

Não que não seja importante, conhecer e ou avaliar os índices de produtividade da nossa atividade rural, sem duvida são dados importantes para a elaboração de uma política agrícola mais de acordo com a realidade rural do nosso país. Antes porém, o governo deve oferecer condições mínimas para o adequamento das propriedades rurais à profissionalização de suas atividades no sentido de se ter pleno acesso aos recursos tecnológicos e assistência técnica e credíticia. Depois sim, elaborar com a participação efetiva dos agentes do agronegócio, um programa criterioso de avaliação e fixação de um índice de produtividade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures