ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Deral reduz estimativa para área e produção de café no Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/05/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Departamento de Economia Rural - DERAL da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná divulgou seu segundo levantamento para a safra de café 2012. O economista responsável pela área de café DERAL, Paulo Sérgio Franzini, destaca em relatório que houve redução, tanto na estimativa de área cultivada como de produção, em comparação com o primeiro levantamento, realizado em dezembro do ano passado.

Segundo Franzini, a forte estiagem de dezembro e janeiro, e ainda outros fatores como a redução dos preços recebidos, baixa produtividade em lavouras velhas, crescimento do custo de produção, entre outros, explicam o menor potencial do café arábica neste ano no Paraná, apesar do ciclo ser de alta.

A área total plantada com café foi estimada em 87.095 hectares, sendo 1.930 hectares menor que os 89.025 hectares obtidos no primeiro levantamento, realizado em dezembro de 2011, uma redução de 2,2%. A área em produção apresentou maior redução, de 4,8%, passando dos 72.989 hectares em dezembro para os atuais 69.489 hectares, uma redução de 3.500 hectares. Os municípios das regiões de Londrina (Norte) e Umuarama (Noroeste) foram os que mais sofreram redução de área.

Os trabalhos de colheita iniciaram nas lavouras de variedades precoces, principalmente as cultivadas nas regiões mais quentes. O relatório do DERAL de Previsão Subjetiva de Safras - PSS de 30 de abril registra 4% da produção já colhida, e que as fases das lavouras estando: 46% em frutificação e 54% em maturação. A condição das lavouras está assim distribuída: 6% Ruim, 19% Médio e 75% Bom.

A colheita deverá se intensificar nas demais regiões produtoras do Estado, sendo que uma das principais preocupações dos cafeicultores está relacionada com o alto custo da mão de obra, em especial diante do reajuste do salário mínimo regional.

De acordo com a Estimativa de Custos do DERAL de fevereiro de 2012, a mão de obra temporária representa 56,09% e os fertilizantes 10,96% do custo variável para lavouras do sistema adensado com produtividade de 40 sacas por hectare. O custo total está estimado em R$ 350,78 por saca.

As informações são da Agência Safras, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures