ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Custo elevado da mão de obra prejudica competitividade da agricultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/12/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, afirmou que sua próxima bandeira será a mudança na legislação trabalhista vigente, para reduzir o custo Brasil. Segundo ela, o “elevado custo da mão de obra no país é um dos principais entraves à competividade das empresas e, por isso, as leis precisam ser modernizadas”.

A questão foi debatida no painel “Acordos Comerciais, Abrir Mercados para Crescer”, de iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em Brasília, durante o 8º Encontro Nacional da Indústria. A presidente da CNA destacou que este tema preocupa o agronegócio brasileiro, sobretudo em se tratando de lavouras de uso intensivo de mão de obra, como café, laranja e cacau. Gastos muito elevados com pessoal, lembrou Kátia Abreu, “acabam deixando o Brasil fora do jogo no mercado internacional”.

Nessas áreas, segundo ela, os empresários enfrentam custos exorbitantes sem uma alternativa capaz de, pelo menos, minorar a situação. O adversário está aqui dentro, disse a senadora, referindo-se aos entraves legais que impedem a redução do chamado custo Brasil.

Para a presidente da CNA, já existe “uma luz no fim do túnel” nas áreas de logística e infraestrutura, especialmente depois da aprovação da Medida Provisória que abriu os portos a investimentos da iniciativa privada. No entanto, segundo Katia Abreu, os ganhos mais significativos acontecerão em até cinco anos, já que não é possível construir novos portos ou áreas para armazenagem de grãos, no curto prazo. Ela reclamou da demora na concessão de licenças ambientais para esses empreendimentos por parte dos governos estaduais.

A preocupação da presidente da CNA foi endossada e reforçada pelo empresário Livaldo Aguiar dos Santos, do Grupo Romi S/A, um dos debatedores do painel. Segundo ele, estava mesmo na hora de uma liderança forte, no Congresso Nacional, assumir para valer esta bandeira. Ele citou como exemplo a situação existente na Alemanha, cuja jornada de trabalho é de 36 horas semanais. “Mas lá, a legislação permite que o trabalhador possa ter uma jornada diária de até 10 horas, sem o pagamento de horas extras”, exemplificou.

Segundo o empresário, o trabalhador alemão só recebe hora extra se trabalhar aos sábados e domingos. Situação completamente diferente da existente no Brasil, “onde os gastos da indústria com pagamento de horas extras é asfixiante”.

Acordos comerciais – Para a presidente da CNA alguns segmentos do setor industrial e até mesmo do agronegócio apresentaram resistências, no passado recente, ao modelo de acordos comerciais bilaterais, fora da camisa de força do Mercosul. Mas, no seu entender, a questão evoluiu. Ela alertou, contudo, que toda a abertura comercial pode trazer perdas e ganhos.

“Se nós queremos vender será necessário abrir nossas portas para as importações, e, nesse caso, muitos vão sofrer porque a concorrência será grande”, assinalou.

O objetivo do agronegócio é vender para grandes players, casos da União Europeia, dos Estados Unidos e da China, lembrou a presidente da CNA. O acordo que está sendo discutido entre Estados Unidos e União Europeia, segundo ela, poderá trazer dificuldades às exportações brasileiras. O país poderia perder até 50% do mercado que detém hoje junto àqueles mercados.

As informações são da CNA, adaptadas pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures