ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crise do café pauta discursos na abertura da Superagro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A falta de políticas públicas para o café e de uma legislação mais consolidada para a questão indígena em Minas Gerais foram destaque nos discursos durante a solenidade de abertura da Superagro Minas 2013, realizada na manhã desta quinta-feira (6/6), em Belo Horizonte.

Ao falar do bom desempenho e crescimento contínuo do agronegócio mineiro, o presidente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões, lembrou que há também sérios problemas que ainda precisam ser vencidos. Dentre eles, destacou a atual crise do café: “A cafeicultura passa por um momento crítico. Se não contornarmos esse problema, corremos o risco de perder uma das maiores forças da renda agrícola de nosso estado e de todo o país”.

Simões lembrou ainda a forte concorrência com os cafés asiáticos, de baixa qualidade, e que a cada dia têm sido mais utilizados pelos traders internacionais para o blending. “Estamos caminhando para uma situação que coloca em xeque a nossa cafeicultura, de altíssima qualidade. Um quadro especialmente difícil para a cafeicultura de montanha de Minas, que tem custos mais elevados. É urgente e imprescindível que haja um tratamento especial”.

Em seu discurso, o governador Antônio Anastasia disse compartilhar das palavras do presidente da FAEMG e reconheceu que uma parcela dos entraves ao desenvolvimento do agronegócio é causada pelo próprio poder público. “Muitas pedras pelo caminho não tem nada a ver com a produção. Não são trazidas por uma tempestade, uma praga ou a falta de água, mas por nossa própria ação. São ações da burocracia, dos equívocos públicos em todas as suas esferas que acabam atrapalhando muito o exercício da produção agropecuária. Este é um mea culpa que deve ser feito em todas as instâncias, e precisamos deixar a agropecuária trabalhar”.

Anastasia lembrou toda a campanha movida pela FAEMG, a CNA e o Governo Estadual nos últimos meses pela revisão do preço mínimo do café e o desfecho de um novo preço abaixo do pleiteado. “O cálculo da própria Conab apontava para um custo de produção da ordem de 336 reais e infelizmente obtivemos um preço mínimo inferior, de apenas 307. Hoje o preço praticado está muito baixo, abaixo de 300 reais, valor que não sustenta a produção. Mas não vamos perder as esperanças. Vamos continuar solicitando essa revisão e defendendo um valor que garanta a retribuição justa ao produtor de café em nosso estado. Do contrário, teremos grandes dificuldades. A falta de um valor condizente para o café sacrifica muito a economia não só de Minas, mas do Brasil”.

Questão indígena

Outro ponto levantado durante o evento pelo presidente da FAEMG, Roberto Simões, foi a necessidade de um olhar cuidadoso do Estado para a questão indígena em Minas. “Continuamos com aquela tradicional insegurança jurídica que dificulta decisões de investimento no setor. Esta é uma questão que precisa ser considerada com seriedade para evitar que cheguemos um dia ao ponto em que chegou o Mato Grosso do Sul, onde a força armada nacional tenta conter os conflitos”. Simões lembrou que nas regiões de Pompéu e Martinho Campos há casos em que as terras que estão na família há várias gerações, com toda a documentação legal, de repente passam a ser reclamadas como terras indígenas, com relatórios de antropólogos, mesmo que não haja nenhum relato ou vestígio que comprove a existência desta presença em um passado remoto.

As informações são da Faemg.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures