ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo de café protege contra espasmo na pálpebra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Pessoas que bebem café têm menos chance de desenvolver um espasmo involuntário nos olhos chamado blefaroespasmo primário adquirido, que faz a pessoa piscar incontrolavelmente e pode deixá-la efetivamente "cega" (de tanto piscar, não consegue enxergar), de acordo com um estudo publicado no Journal of Neurology and Psychiatry.

De acordo com o Eurekalert, serviço de notícias da American Association for the Advancement of Science, o efeito foi proporcional à quantidade de café consumido e uma a duas xícaras de café por dia foram necessárias para o efeito protetor ser visto. A idade do começo do espasmo também foi mais avançada em pacientes que bebiam mais café - 1,7 anos para cada xícara adicional por dia.

O estudo envolveu 166 pacientes com blefaroespasmo primário adquirido, 228 pacientes com espasmo hemifacial (espasmo muscular similar que normalmente começa nos músculos da pálpebra mas que se espalha envolvendo outros músculos da face) e 187 pessoas que eram parentes dos pacientes. Os dois últimos grupos funcionaram como controles.

Os participantes foram recrutados em cinco hospitais da Itália e informaram se bebiam café e quantas xícaras bebiam por dia. A idade do início dos espasmos musculares foi registrada para pacientes que apresentaram este sintoma e uma idade de referência foi calculada para cada um dos parentes dos pacientes baseado na duração dos espasmos nos outros grupos. O estudo também avaliou os efeitos do fumo no desenvolvimento da doença.

"Nossas descobertas levantaram dúvidas sobre a associação do fumo com o blefaroespasmo, mas sugeriram fortemente um fator protetor do café", disseram os autores. "O candidato mais óbvio para o efeito protetor é a cafeína, mas a baixa freqüência de consumo de café descafeinado na Itália evitou que avaliássemos os efeitos da cafeína no blefaroespasmo".

Eles sugeriram que a cafeína bloqueia os receptores de adenosina, como tem sido proposto como mecanismo de proteção contra a doença de Parkinson. Os autores estimaram que as pessoas precisam beber de uma a duas xícaras de café por dia para que o efeito protetor seja visto.

"Considerando que o teor de cafeína de uma xícara de café italiano (60 - 120mg) é similar ao teor médio de uma xícara de café norte-americano (95 - 125mg), o efeito protetor no desenvolvimento do blefaroespasmo pode ser exercido a doses de cafeína maiores que 120 - 240mg, comparável com as doses de cafeína sugeridas para proteger contra a doença de Parkinson".

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures