ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo de café combate síndrome metabólica e diabetes tipo II

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O café já foi vilão e mocinho para a saúde humana. Apesar dessas contradições, além do prazer proporcionado pela degustação de bebidas com características sensoriais diversificadas, o café vem se revelando um alimento funcional capaz de incrementar a qualidade de vida e a prevenir doenças. Os estudos ainda não são conclusivos, mas muitos resultados já apontam os benefícios de se apreciar um bom café, uma das bebidas mais populares do mundo.

O efeito do café na saúde foi o tema da tese da nutricionista Sheila Andrade Abrahão, defendida na Universidade Federal de Lavras (UFLA) sob a orientação da professora Rosemary Gualberto Pereira. Trabalhando com ratos Zucker (desenvolvidos em laboratório para pesquisas relacionadas à resistência insulínica, intolerância a glicose, síndrome metabólica e obesidade genética), a pesquisa concluiu que a bebida do café foi eficaz na proteção dos animais contra os sintomas da síndrome metabólica e do diabetes mellitus tipo II, sobretudo, em virtude de sua atividade antioxidante.

O estudo contou com dois grupos de tratamentos, com a oferta diária de doses de café (proporção de cinco xícaras de café para o consumo humano) e animais que receberam água. Foram analisadas as concentrações séricas de glicose, colesterol total e triacilgliceróis presentes na corrente sanguínea dos animais, além dos níveis urinários de glicose, uréia e creatinina. A observação chegou ao resultado de que o tratamento com a bebida do café causou significativas alterações nos valores desses marcadores bioquímicos. Para a pesquisadora, os resultados demonstram, de uma forma geral, que o café é eficaz no combate ao desenvolvimento da síndrome metabólica e do diabetes tipo II.

No estudo foram encontradas reduções significativas nas concentrações séricas de triacilgliceróis nos grupos tratados com bebida de café. Foi observada uma diminuição de aproximadamente 40% no grupo diabético tratado. Já para os valores de colesterol, foi observada uma redução nos níveis de todas as frações analisadas (LDL, HDL e VLDL), em todos os ratos tratados com a bebida filtrada de café. Também foi possível notar que mesmo nos grupos de animais com níveis de colesterol e triacilgliceróis normais houve uma redução na concentração sérica destes exames bioquímicos nos grupos tratados com a bebida.

De acordo com Sheila Abrahão, atualmente professora do Instituto Federal Fluminense, é importante lembrar que a ação do café no organismo varia conforme a frequência de ingestão, os hábitos alimentares, o estilo de vida (consumo de álcool e/ou tabaco) e a predisposição genética ao desenvolvimento de algumas doenças.

As informações são do Blog PEC/Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures