ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo aumenta e preços alcançam maior alta de 14 meses, afirma OIC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em junho, a média mensal do preço indicativo composto da OIC bateu um recorde de 14 meses, registrando 127,05 centavos de dólar por libra-peso, 6% acima da média de maio. A recuperação expressiva dos preços do café foi apontada no Relatório sobre Mercado referente a junho da Organização Internacional do Café (OIC).

No mês ocorreram simultaneamente a valorização do real do Brasil em relação ao dólar dos EUA e o período em que a safra brasileira de 2016/2017 pode ser afetada pelas geadas começou. Confira, abaixo, os dados da OIC:

O nível diário do indicativo composto da OIC subiu constantemente durante o mês, começando baixo, com 118,53 centavos de dólar dos EUA por libra-peso em 1º de junho, e fechando na maior alta que se via desde abril de 2015, com 132,04 centavos. Essa dinâmica seguiu de perto a evolução do câmbio do real brasileiro com o dólar dos EUA, em que o real alcançou seu maior valor em relação ao dólar desde julho de 2015. Isso representa menos incentivo à liberação de café brasileiro no mercado internacional, sobretudo quando se suspeita que os estoques internos do país estão baixos. O mercado também vem reagindo à possibilidade de geadas no Brasil, embora pareça que, se elas ocorrerem, os danos eventuais serão relativamente limitados.

Gráfico: Preço indicativo composto diário da OIC / junho de 2016


Arábica e Robusta
Os indicativos dos quatro grupos subiram muito em relação a maio. Os preços dos Arábicas acusam as altas mais expressivas, respectivamente de 8,6%, 6,6% e 7,2% para os Suaves Colombianos, os Outros Suaves e os Naturais Brasileiros. Os Robustas, por outro lado, acusam uma alta de 2,4%. Em resultado, a arbitragem entre Arábicas e Robustas, medida pelas cotações das bolsas de futuros de Nova Iorque e Londres, aumentou 20,4%, passando a 62,23 centavos, também seu nível mais alto desde abril do ano passado.

Gráfico: Preços indicativos diários dos grupos da OIC / junho de 2016

Um total de 9,3 milhões de sacas foi exportado em maio de 2016, um pouco menos que em 2015. Maio foi o segundo mês consecutivo de queda dos volumes exportados, mas, no total, as exportações dos oito primeiros meses do ano cafeeiro de 2015/2016 (outubro a maio) aumentaram 1,6%, alcançando um volume recorde de 75,9 milhões de sacas e excedendo o recorde anterior alcançado em 2012/2013.

Estimativa para consumo mundial
Nossa segunda estimativa do consumo mundial no ano civil de 2015 continua sendo de 152,1 milhões de sacas, após uma pequena revisão para menos do consumo nos países importadores, compensada por igual aumento nos países exportadores. Esse volume, 1,3% superior ao do ano anterior, representa uma taxa média anual de crescimento de 2% desde 2012.

Gráfico: Consumo mundial por região / OIC junho de 2016

Nos últimos anos, o crescimento mais forte foi na Ásia & Oceania, registrando uma taxa média de 5,2%, bem acima da média global. Esse crescimento ocorreu tanto em países produtores como a Indonésia, o Vietnã e a Índia, bem com em países importadores como a Turquia e o Japão, cujos mercados internos continuam a revelar dinamismo, sem exceção.

Em conclusão, mesmo a um passo um pouco mais lento nos quatro últimos anos, o crescimento do consumo total representou um acréscimo 8,7 milhões de sacas de nova demanda durante o período, e há indicações de grande potencial para a continuação do crescimento no futuro. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures