ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consórcio Pesquisa Café completa 14 anos de sucesso

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Este mês o Consórcio Pesquisa Café completa 14 anos de trabalho conjunto e harmônico com as diversas instituições envolvidas em P&D e transferência de tecnologia para a sustentabilidade do agronegócio café brasileiro. Para isso, conta com uma programação de pesquisa, coordenada pela Embrapa Café, que se estende por toda a cadeia produtiva do café em toda a área de produção do café no Brasil.Os recursos para a execução dessa programação conjunta são do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

O modelo do Consórcio Pesquisa Café é uma experiência inédita e única no País e no exterior de integração de instituições científicas, ensino e extensão rural tradicionais para geração de conhecimento e transferência de tecnologias de forma integrada com os vários segmentos da cadeia agroindustrial do café. "São mais de 45 instituições reunidas por um modelo pluralista, democraticamente participativo, com coordenação em nível nacional e execução descentralizada. O resultado dessa união são centenas de ações de pesquisa e transferência de tecnologia, nas quais encontram-se envolvidos mais de mil profissionais entre pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes, bolsistas e estagiários. Todo o trabalho de pesquisa é orientado para as necessidades dos clientes - cafeicultores, comércio, governo e consumidor final. Esse esforço concentrado de pesquisa vem ampliando a base da evolução do negócio café brasileiro", diz a gerente-geral da Embrapa Café, Mirian Eira.

Segundo a gerente, a implantação e execução do programa de pesquisa e sua execução com a criação do Consórcio possibilitou o estabelecimento de canais formalizados e eficazes de intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições consorciadas, substituindo o esporádico pelo sistemático, o informal pelo institucionalizado e o individual pelo coletivo, em busca de melhores e maiores benefícios para o setor cafeeiro. "O estabelecimento do Consórcio Pesquisa Café visou, ainda, congregar os recursos humanos, físicos, financeiros e materiais das instituições consorciadas de forma a se obter, por efeitos sinérgicos e mutualísticos, os objetivos almejados. Sabemos que, por meio de parcerias, o estudo científico ganha em capilaridade, abrangência e credibilidade, promovendo em menor tempo a evolução do agronegócio café brasileiro. A partir desse arranjo, a captação de recursos em fontes externas ao Funcafé já atinge a marca de 50%".

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures