ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conilon foi tema de debate no 8º Agrocafé

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2007

1 MIN DE LEITURA

1
0
"Perspectivas Futuras para o Conilon" foi o tema central do 3º Encontro Nacional do Café Conilon, realizado, ontem à tarde, dentro do 8º Agrocafé e coordenado por Frederico de Almeida Daher, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), contando com palestras de Dário Martinelli e Marcos Moulin Teixeira, ambos da CETCAF. Além desse tema, "Aspectos da Competitividade" foram abordado pelo consultor Renato Fernandes e Mauro Moutinho Malta, diretor da Associação Brasileira de Industria de Cafés Solúvel (Abics).

Para Martinelli, a evolução tecnológica da produção e do preparo do conilon no Brasil e a demanda por seus frutos para composição de blends pelo setor industrial têm despertado a atenção de produtores e aumentado a demanda de pesquisas. Ele é apresentado como alternativa econômica para os municípios com baixas altitudes e temperaturas mais elevadas, inaptos ao cultivo do arábica.

Para o engenheiro agrônomo da Incaper/Cetcaf, Marcos Moulin Teixeira, a oferta de conilon de qualidade merece ser ampliada no mercado. "O conilon apresentou uma grande diferença de qualidade, na colheita e pós-colheita, portanto há um espaço muito significativo para a melhoria da qualidade", defendeu.

Já o consultor Renato Fernandes abriu a discussão sobre os aspectos da competitividade do conilon brasileiro. Para ele, estes aspectos se dividem em quatro fatores: aplicação, qualidade, disponibilidade e preço.

A palestra de Fernandes gerou polêmica, quando foi apresentado um novo preço de equilíbrio. Segundo ele, com a importação de café via drawback, o preço equilibrado será outro e assim pode se chegar ao fortalecimento da indústria de café solúvel brasileira.

Por outro lado, o consultou indicou que ações de toda a cadeia do café buscando eliminar entraves, como a taxação de 9% imposta ao solúvel brasileiro pela União Européia e a cobrança de ICMS sobre café destinado à produção de solúvel para exportação, podem até eliminar a necessidade do drawback.

Mas o presidente Associação Cafeicultores do Paraná, Suplicy Hafers, discordou da posição e disse que essa medida vai prejudicar a produção no Brasil. "A produção tem toda razão em temer o drawback e a indústria de solúvel tem toda a razão em precisar do drawback. É esse o impasse a ser resolvido por uma negociação madura e inteligente que assegure a solução aos medos justificados dos cafeicultores e resolva a necessidade da indústria de solúvel", disse.

As informações são da assessoria de imprensa do 8º. Agrocafé.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO TICOULAT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/03/2007

Prezados leitores,

Na maior parte do ano, o conilon brasileiro é competitivo, tanto é que somos exportadores desta matéria-prima para países produtores que a solubilizam e re-exportam em regime de <i>drawback</i>, como é o caso de nossas exportações para o México.

O que ocorre são períodos curtos de escassez, no período da entressafra, quando o produtor não se beneficia do preço do <i>squeeze</i> do mercado, pois já vendeu sua safra. Este ano, por exemplo, não ocorreu <i>squeeze</i> que justificasse a importação.

O fato de o Brasil importar café em regime de <i>drawback</i> somente irá ajudar a melhorar a renda do produtor brasileiro com o impacto que este tipo de noticia gera no mercado. É o famoso buy the rumors and sell the facts.

Temos de trazer a demanda para perto do produtor nacional e, desta forma, assegurar a colocação de nosso produto. Trazer as indústrias para o Brasil criará segurança na colocação da produção nacional.

De qualquer forma, para se importar conilon em regime de <i>drawback</i> o preço do mercado interno tem de estar US$ 10,00 acima do mercado mundial, devidos aos custos de logística para a importação do produto. Hora, se somos o maior produtor mundial de café, o segundo maior produtor de robusta do mundo porque temermos a competição?

O argumento de o preço de o produto importado ser muito inferior ao produto nacional não é verdadeiro, pois, assim fosse, o Brasil não exportaria mais de 1 milhão de sacas ano de conilon. Da mesma forma, alegar que o custo de produção no Vietnã é de R$ 90,00/saco também não pode ser justificado, pois senão a produção deste país estaria aumentando fortemente, devido aos preços vigentes no mercado mundial, o que também não é o caso nos anos recentes. Aliás, a produção brasileira é que cresce no mundo e o potencial de aumento de cultivo no Vietnã é limitado.

Dos 5 maiores produtores mundiais somente o Brasil coloca restrições impeditivas à importação. A Colômbia, Vietnã, Indonésia e México praticam o <i>drawback</i> com regularidade.

De mais a mais, cumpra-se a lei, pois está prevista na lei a faculdade do <i>drawback</i>. Temos de somente tomar precauções para justamente não prejudicar nosso principal parceiro que é o produtor nacional.

Atenciosamente,

Roberto Ticoulat

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures