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Confira as considerações finais de especialistas do setor sobre o ano cafeeiro de 2011 |
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REINALDO FORESTI JUNIORCAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 21/12/2011
Os articulistas analisaram com transparência e responsabilidade, em suas considerações finais referentes ao setor cafeeiro 2011. Acredito, com otimismo para o ano de 2012, tendo em vista o sucesso conseguido pela classe produtora de café e segmentos, com quebra de paradigmas ,para melhor atendimento dos consumidores, conforme mencionado acima. Parabéns pelo diagnóstico oferecido e confiança na certeza da de tomada de decisões pela partes envolvidas.
Sinceros votos de Feliz Natal,extensivos a todos e respectivo familiares. Esperando, os artigos futuros desta plêiade de articulistas do CaféPoint, termino desejando também próximo e profícuo Ano Novo. |
JULIANO TARABALPATROCÍNIO - MINAS GERAIS EM 21/12/2011
O setor cafeeiro em 2011 vivenciou o início de várias frentes de trabalho que se reverterão no reposicionamento da imagem dos cafés das regiões brasileiras produtoras de café. Nosso grande problema sempre foi chegar ao consumidor, comunicar ao consumidor sobre o nosso produto, tanto a nível nacional como internacional. Ficamos o tempo todo projetando números que são irrelevantes para os consumidores. "Maior produtor, segundo maior consumidor", maior....melhor...".
Tivemos uma oportunidade em Houston, no segmento de Cafés Especiais, de reposicionar esta imagem onde podíamos te-la aproveitado melhor. A organização do setor ainda caminha lentamente, falta representatividade e até mesmo legitimidade em algumas representações. Não é "produzindo o melhor café" que se chega a resultados, pois o melhor não existe. Os resultados são atingidos é quando se busca o aumento da organização em primeiro lugar. Muito positivo é o inicio de uma nova forma de se pensar o segmento café evidenciado pela busca da organização e diferenciação que estamos vendo várias regiões produtoras de café no Brasil buscarem. Qualidade é algo básico, que deve ser cumprido, a diferenciação esta em outros pontos sendo que um deles é a organização e estruturação do segmento, em cada região para dai sim partir para uma comunicação eficiente para o mercado. Se somos um grande mercado consumidor, devemos aproveitar a oportunidade do aumento da renda da população e buscar informar melhor o consumidor em nosso país, levando em conta que o nível ainda é muito baixo, salvo raras exceções. No âmbito da pesquisa vivemos um ano em que o Consórcio Brasileiro da Pesquisa cafeeira maios uma vez viveu indecisões e encerramos o ano sem um gerente responsável pelo excelente programa. Isso não é bom, pois o principal centro irradiador de inovação e tecnologia na cafeicultura brasileira é o consórcio. Os preços estão muito bons, o cenário futuro é muito positivo, mas não podemos nem devemos nos acomodar pelas circunstancias e continuar construindo um segmento organizado, profissional e que promova com eficácia nacional e internacionalmente o cafe produzido nas origens produtoras do Brasil. Boas festas e um ano novo de muito sucesso pra todos! Juliano Tarabal |
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