ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conferência Mundial do Café debate desafios da cadeia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Após a conclusão da Terceira Conferência Mundial do Café, que decorreu entre os dias 26 e 28 de fevereiro na Cidade da Guatemala, o Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), que se reunirá na Associação Nacional de Café (Anacafé), para formular uma estratégia para alinhar a produção à demanda crescente de grãos.

Os desafios econômicos, sociais e ambientais na produção de café no mundo foi o debate central da Conferência, em que representantes dos 77 países participantes da OIC se reuniram para discutir o estado da indústria, que enfrenta grandes desafios para aumentar a produção de grãos.

O diretor-executivo da OIC, Néstor Osorio, salientou que o principal desafio do setor está respondendo à demanda aumentada ", mas através da produção de café de qualidade, cultivados com práticas sustentáveis.

"Existe uma urgência no sentido de que a produção mundial está em deficit, as ações realizadas pelos produtores estão praticamente esgotados e a conferência vai encontrar orientações sobre como garantir a sustentabilidade da produção para responder à dinâmica da demanda" disse Osorio, durante o evento.

As ações não parecem fáceis, como Osorio disse, além da geada e seca que tem afetado os países produtores de anos anteriores, outros fatores climáticos, tais como as perturbações no regime de chuvas prejudicaram a produtividade e a qualidade dos aromáticos.

Durante a conferência, especialistas nacionais e estrangeiros compartilharam suas experiências em diferentes áreas de café.

Alguns dos palestrantes manifestaram os problemas enfrentados pelo setor em suas nações, enquanto outros tentaram convencer os investidores a mover seu capital e ajudar a reconstruir a indústria.

O diretor de Estudos Econômicos, Inter-Africano Coffee Organization (ICAO), Kwaku Owusu Baah, reclamou da falta de apoio dos governos do continente. Owusu Baah recordou que entre os anos 80 e 90, a África colhia cerca de 24,4 milhões de sacas, 24% da produção mundial, mas no ano passado produziu apenas cerca de 15 milhões, ou seja, 12% do fornecimento global.

Durante a conferência, mais de 40 empresas participam de uma exposição.

Ali Mchumo, diretor do Fundo Comum de Commodities, assinou um acordo de concessão de US$ 1,5 milhões para o Programa de Empresas Competitivas de Café da Guatemala e Jamaica, que beneficiará os pequenos agricultores em Santa Rosa, Jalapa, Jutiapa e Alta e Baixa Verapaz, além de reforçar a defesa do consumo interno.

Cobertura do evento

Sérgio Parreiras Pereira, mediador da Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira do Peabirus e Paulo Henrique Leme, mediador da rede social CoffeeClub Network, estiveram na conferência, cobrindo o evento, disponibilizando diversos materiais como fotos, apresentações e vídeos do evento.

Confira abaixo os materiais selecionados.

Apresentação de Manoel Bertone - MAPA





Discurso de abertura: Nestór Osorio - OIC





Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures