ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso Qualidade Café no Paraná já tem campeões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Paraná já tem os campeões da edição de 2010 do Concurso Qualidade Café. São três categorias representadas por produtores de três regiões cafeeiras diferentes do Estado, que vão disputar o prêmio máximo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em Natal (RN). O setor também está mobilizado em direção às demandas para o governo Dilma Rousseff.

Duzentos e quarenta produtores disputaram oito etapas regionais, nas tradicionais categorias café natural e cereja descascado, com 10 sacas por competidor. Uma nova categoria estreou este ano, a dos microlotes, que aceitou apenas três sacas de café para avaliação de produtores familiares. No ano passado, o Paraná teve a agricultora Olívia da Silva consagrada campeã nacional na final da Abic, na categoria café natural. Ela foi homenageada na edição deste ano.

O produtor Luiz Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, no chamado norte pioneiro, ficou em primeiro lugar na categoria cereja descascado, com mais de 92 pontos - um produto classificado como excepcional. Ele também recebeu a maior nota do concurso. "Um café de 92,75, independente da região em que é produzido, não é por acaso. O manejo é um dos fatores, mas tudo é importante. Desde a escolha da semente, da muda, do plantio, do talhão, o preparo do solo, a condução da lavoura, manejo fitossanitário, colheita, processamento, secagem, armazenamento e, depois, a degustação para escolher quais são os lotes com esse potencial" explica ele.

Zaldenir Gonçalves, de Londrina, recebeu mais de 88 pontos e estreou a categoria microlote no Paraná com um café considerado excelente.

"O que eu fiz de especial foi colher ele cereja, cuidei para não sofrer na roça, não pegar chuva. É um café selecionado, a gente cuida dele numa estufa, ali ele é processado, mexido de 15 em 15 minutos", explica Gonçalves.

Valdir Rodrigues de Souza, de Jandaia do Sul, no noroeste, fez 85 pontos. Ele demonstra o estímulo que o concurso promoveu entre os cafeicultores do Estado. "Eu vou para brigar de igual para igual com eles. Eu quero trazer o prêmio".

A expectativa, agora é que se repitam os bons resultados em mais uma final nacional da Abic, que acontece ainda este mês. A final da oitava edição, em Londrina, teve a presença do diretor da Abic, Natan Herszkowicz. Para o empresário, o concurso é uma resposta do setor à melhoria de produção. Segundo ele, cabe à presidente eleita Dilma Rousseff garantir recursos para a atividade.

"O governo brasileiro, principalmente através do Funcafé, tem R$ 2,5 bilhões que investe na cafeicultura todo ano. Manter essas linhas de crédito chegando no tempo certo para o cafeicultor, antes da colheita, na época do custeio, na época da comercialização é fundamental. Se o governo brasileiro, através do ministério da agricultura, mantiver os planos e a execução que manteve, principalmente em 2010, já vai ser um grande benefício", afirma.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures