ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab: Brasil colhe mais de 39 mi de sacas em 2009

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/12/2009

2 MIN DE LEITURA

2
0
O resultado da quarta e última estimativa da safra nacional de café (conilon e arábica), divulgado nesta quarta-feira (16) pela Conab, mostra que o Brasil fechará 2009 com o beneficiamento de 39,47 milhões de sacas de 60 quilos do produto. Esta temporada é de bienalidade negativa, quando há redução na colheita. Comparando-se aos últimos dez anos, este é o melhor resultado alcançado entre os biênios de baixa, superando em 9,4% o de 2007.

Já em relação a 2008, período em que a produtividade foi positiva, houve um recuo de 14,18%, ou 6,52 milhões de sacas a menos. Outro fator que contribuiu para este quadro foi o regime de chuvas irregular e as temperaturas elevadas. As altas precipitações pluviométricas dos últimos meses, coincidindo com as fases de maturação e colheita do grão, comprometeram os processos de colheita e secagem, resultando em um maior volume de café com qualidade inferior.

Clique na imagem para ampliá-la.
Fonte: Conab - Dez/09

Dessa forma, a produção do café arábica, o mais cultivado no país, com 73,1% da produção total, ficou em 28,9 milhões de sacas, redução de 18,5%, ou decréscimo de 6,62 milhões de sacas. As principais quedas foram registradas em Minas Gerais (-16,8%) ou 3,95 milhões de sacas, Paraná (-43,8%) ou 1,14 milhão de sacas e São Paulo (-22,6%) ou 997 mil sacas. Minas é o maior produtor, com 19,60 milhões de sacas, ou 68,08% do total.

Já o tipo conilon (robusta) é responsável por 26,9% da colheita nacional, com 10,60 milhões de sacas. Isso representa um crescimento de 0,9% sobre a produção da safra anterior. O Espírito Santo é o maior produtor dessa espécie, com 7,60 milhões de sacas, seguido por Rondônia (1,55 milhão) e Bahia (542 mil). A espécie robusta, diferentemente da arábica, não sofre com o fenômeno da bienalidade.

Clique na imagem para ampliá-la.

Neste ano os cafezais ocupam uma área produtiva de 2,09 milhões de hectares, também com redução de 3,54% sobre a superfície de 2,17 milhões ha da safra passada. Com isso, pelo menos 76,89 mil hectares deixaram de ser cultivados.

O levantamento mostra que a maior área está em Minas Gerais, com 1 milhão ha, onde o arábica ocupa 98,6%. O solo mineiro representa 48,1% da área total cultivada, a maior no país. Espírito Santo é o segundo, com 479,80 mil ha.

A pesquisa de campo das duas culturas foi realizada no período de 23 de novembro a 4 de dezembro nos principais estados produtores. O acompanhamento da produção dos cafezais mobilizou 189 técnicos da estatal e de órgãos conveniados.

As informações são da Conab, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/12/2009

Quanto a Conab ,eu não posso falar nada, mas na minha região a colheita foi uma verdadeira tragédia, as quebras foram enormes, muito acima do esperado, grande parte devido as baixas condições dos cafezais em produzir,pois não foram feitos os cuidados fitosanitários adequados.Isto que eu digo não é novidade para ninguém, pelo menos aqueles que estão diretamente envolvidos com o café,ou seja, nós produtores.Agora todo mundo sabe que a muiiito tempo o mercado de café não segue o físico, está na mão de especuladores, que entram e saem das bolsas a hora que querem, estes sim tem muito lucro.Sem política para o café e uma política de renda vai continuar assim por muito tempo....
CLÁUDIO JOSÉ DA FONSECA BORGES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/12/2009

Desculpe as pessoas sérias de Conab....mas ninguém acredita nos numeros divulgados por aquele órgão..

Acho que nem eles mesmos acreditam...

O mercado sempre trabalhou com números mais altos e sempre sobrou café...

se o mercado está apertado em oferta, com os números da Conab o café estaria a R$ 400,00 a saca....sem oferta...

Falar em saca.....esses números são puro saque....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures