ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comissão de café debate crise com estados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/07/2013

2 MIN DE LEITURA

4
0
A união e fortalecimento do setor cafeeiro tem se intensificado com o acirramento da crise. A presença de representantes de todos os estados brasileiros foi destaque durante debate por soluções promovido nesta quinta-feira (18/07), em Brasília, pela Comissão Nacional de Café da CNA. Responsável por mais de 50% da produção nacional, Minas Gerais teve representação expressiva, com participação de dezenas de sindicatos. É do estado também a presidência do Conselho. O presidente da Comissão Estadual de Cafeicultura e diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Breno Mesquita, está à frente do colegiado nacional desde 2006.

A disponibilização dos recursos do Funcafé e as políticas de renda emergenciais para superar a crise foram assuntos centrais da reunião. “Dentre as alternativas levantadas, mais uma vez houve absoluto consenso na defesa de que um programa de opções públicas de venda é o único instrumento para a recuperação do setor neste momento crucial. É nesse sentido que estamos trabalhando junto ao Governo Federal. E precisamos de agilidade, já que a safra está sendo colhida e o que temos é o pior dos cenários para o produtor e, consequentemente, para a economia de milhares de municípios”, diz Breno Mesquita.

Além das opções públicas, outra medida emergencial discutida foi a liberação imediata dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A verba de R$ 3,16 bilhões destinada a linhas de crédito para os cafeicultores foi anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) há um mês e ainda não foi disponibilizada às instituições financeiras. “Temos cobrado continuamente mais agilidade do Ministério da Agricultura (MAPA) na liberação desses recursos que já deveriam estar disponíveis aos produtores há muito tempo”, explica. Segundo o diretor da FAEMG, a mesma agilidade é cobrada do MAPA na implementação do programa de opções públicas. “Se esses dois mecanismos não forem disponibilizados a tempo, enfrentaremos uma crise ainda pior e com graves consequências econômicas para o país, nesta e nas safras futuras, inclusive”, acredita.

Representante de Minas na Comissão Nacional do Café, o diretor da FAEMG João Roberto Puliti defendeu que, caso não sejam anunciadas as medidas necessárias até o final de julho, a Comissão volte a se reunir em caráter emergencial para definir uma estratégia de ação. “A proposta é que este novo encontro aconteça na FAEMG, possibilitando participação maior do estado líder na produção de café”, explica.

Máquina para o café de montanha

Em um encontro marcado pela insatisfação dos cafeicultores frente à crise, houve também espaço para outros temas um pouco menos urgentes, mas igualmente importantes para o setor. Dentre eles, um sonho antigo, que pode estar mais perto de se tornar realidade: a colheitadeira para terrenos montanhosos. Representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas (ABIMAQ) participaram da reunião para conhecer melhor a demanda. A associação irá estudar o assunto e a viabilidade técnica e econômica do equipamento. Para isso, se reunirá ainda com o grupo de trabalho formado no MAPA para buscar informações relativas ao tamanho do parque cafeeiro e declividade das áreas, dentre outras. A máquina reduziria muito os custos de produção do café de montanha, que corresponde a cerca de 70% da cafeicultura mineira.

Também foi discutida a falta de uma regulamentação de qualidade para o setor, originada pela revogação da instrução normativa IN16, do MAPA, que tratava do controle de pureza do café colocado à disposição do consumidor. A Comissão Nacional de Café aproveitou o encontro para colher sugestões para uma proposta substitutiva que atenda a toda a cadeia. 

As informações são da Faemg.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/07/2013

vou mudar para os EUA e plantar maconha, é o negocio bilionario do futuro. café é uma droga muito fraca, ninguém quer mais.
EDUARDO TOLENTINO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/07/2013

Cafeicultores,

Enquanto tivermos pessoas como este ministro,que sabemos ser um banana para resolver assuntos ligados a agricultura, não mudará absolutamente em nada,ninguém toma providencia, nada acontece, e assim vamos ver esta classe padecer, lentamente,mas sem medo de trabalho, responsabilidade e indignação.

Infelizmente este bando, tomou conta do Brasil e somente depois de uma resposta nas urnas poderemos alcançar algum resultado.

NÃO VAMOS NOS ILUDIR, preparem para o pior!!!

Obs: Vc já viu setor automobilístico ou financeiro ter crise? Se sua resposta for NÃO , adivinhe porquê?

Fica aqui palavras de um desiludido cafeicultor, que não espera mais nada realmente.

VAMOS AS RUAS!!!
MARCO ANTONIO JACOB

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/07/2013

Retrato do Brasil , retrato do congresso



Os dirigentes da cafeicultura querem complicar a solução de problema que pode ser resolvido mais fácil.



Minha grande pergunta se alguém puder responder , é porque não debatem a sugestão abaixo , e ficam insistindo em Pepro , Opções etc ??



A melhor solução é instituir preço minimo de exportação baseado no custo de produção , isto é , não se exporta café brasileiro (que têm um dos custos de produção mais competitivos mundialmente )  , e , juntamente com esta medida , se financia estocagem de café pelo setor privado (produtores , cooperativas , comercio , exportadores , industrias ,) com prazo de até 36 meses.



Vejam bem como o mercado é sensível a medidas fortes , bastou uma frente fria , com danos previstos apenas para o parque cafeeiro do Paraná , e mercado bursatil (Nova York) , subiu 10 centavos , devolvendo parte depois que diminuiram a change de geada no parque paranaense.
AYRTON DE JESUS TORRES

EM 19/07/2013

Espero que as reuniões que estão em curso encontrem soluções que viabilizem a cafeicultura principalmente as de montanha , muito obrigado...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures