ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comercialização de arábica já chega a 75% da safra 2014/2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/01/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Centro de Estudo Avançado em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP divulgou nesta quinta-feira (22/1) informativo apontando aceleração na negociação dos grãos da espécie arábica da safra 2014/2015 – colhida entre maio e setembro de 2014. O fato, segundo o Cepea, se deve a recuperação dos preços do café em 2014 e a diminuição da colheita devido principalmente à estiagem nas regiões produtoras de café arábica.



Com base em informações de seus colaboradores (agentes de mercado), o Centro estima que de 70% a 75% da produção nacional de arábica já tenha sido comercializada até meados deste mês.

Para traçar um comparativo, no mesmo período do ano passado, cerca de 60% da temporada 2013/2014 tinha sido vendida. “Os produtores aproveitaram os bons preços em vários momentos do segundo semestre do ano passado para recuperar parte das perdas de 2013. O dólar mais valorizado também favoreceu as exportações e, com isso, o interesse dos compradores”, explica Renato Garcia Ribeiro, analista de mercado do Cepea.

Queda no preço
Nos últimos dias, especificamente, a liquidez tem sido baixa por conta das quedas recentes dos preços internos e externos (confira análises). A indefinição quanto ao clima no Brasil ora impulsiona os preços, ora faz com que caiam com força. O Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 447,34/saca de 60 kg nessa quarta-feira (21/1), expressivo recuo de 9,5% em relação à quarta anterior. Diferentemente, até o dia 12 de janeiro, havia subido 9,95%; no mês acumula queda de 1,5%.

Regiões Produtoras
No Cerrado Mineiro, as negociações da temporada 2014/2015 já correspondem a aproximadamente 65% de toda a produção, em média 10 pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2014, de acordo com levantamento do Cepea.

Na Zona da Mata Mineira e no Noroeste do Paraná, a comercialização chega a 85%. Na praça de Minas Gerais, agentes consultados pelo Cepea relatam que os negócios são realizados especialmente em dias de alta no mercado externo; com as quedas recentes, o ritmo diminuiu – cafeicultores aguardam novas valorizações. No Noroeste do Paraná, onde deve ser pequena a produção neste ano, a diferença percentual em relação às vendas do ano passado é ainda maior, de 60 para 85%.

No Sul de Minas e em Garça (SP), as negociações são estimadas em 80% do total; nestes casos, em boa parte puxadas pelos preços altos do início de janeiro. Apesar de já ser elevado o percentual, produtores aguardam novos aumentos para voltar a negociar. Em Garça, a tendência é que cafeicultores intensifiquem as vendas mais perto da colheita da temporada 2015/16.

Na Mogiana Paulista, a parcela comercializada está ao redor de 70%. Segundo agentes consultados pelo Cepea, a região tem problemas quanto ao padrão dos lotes, já que as lavouras sofreram bastante com a seca do início de 2014, período de desenvolvimento dos grãos. Com menos café de qualidade disponível, os negócios locais estão retraídos.

Segundo a Conab, a produção total de café (arábica e robusta) na temporada 2014/2015 foi de 45,34 milhões de sacas, e a 2015/2016 deve oscilar entre 44,11 e 46,61 milhões de sacas, o que representaria redução de até 2,7% ou aumento de até 2,8% em relação à safra anterior, que já foi reduzida pela seca. Além do estresse hídrico sofrido pelas plantas de arábica, houve inversão de bienalidade em algumas regiões e expectativa de menor produção de robusta no Espírito Santo.

Nas principais regiões produtoras de robusta (Espírito Santo e Rondônia), o volume vendido também é expressivo. Em Rondônia, o total comercializado da safra 2014/2015 já é de 95%. Na região capixaba, as vendas se limitam a 60%, com destaque para as exportações. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), o volume exportado da variedade entre julho e dezembro de 2014 foi de 2,25 milhões de sacas de 60 kg, gerando faturamento de US$ 271 milhões, três vezes superior ao recebido no mesmo período da temporada 2013/2014.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures