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Com redução de preço no Brasil, Nespresso busca duplicar faturamento em 3 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2012

2 MIN DE LEITURA

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A partir desta semana, as cápsulas de café Nespresso, que antes custavam R$ 1,90 cada, passam a ser vendidas por R$ 1,50, uma redução de cerca de 20% nos 16 grand crus do portfólio. "Com isso, queremos dobrar o faturamento nos próximos três anos", diz Stefan Nilsson, diretor da Nespresso no Brasil. É a primeira vez que a marca baixa preços no país, desde que chegou ao mercado em 2005.

Com os novos valores, as cápsulas vão custar praticamente a mesma coisa que as da Dolce Gusto (o conjunto com 16 sai por R$ 23,99, R$ 1,49 cada) e menos que as da Delta Cafés (a caixa com dez sai por R$ 17,50, R$ 1,75 cada), concorrente portuguesa que acaba de chegar ao Brasil. Nilsson diz que a redução de preço estava prevista antes da chegada do novo player. "Sabíamos que uma hora a concorrência viria. A categoria de cafés em cápsulas é pequena e a entrada de outras empresas ajuda a aumentar esse mercado, que tem muito potencial de crescimento", diz Nilsson. Nespresso, Dolce Gusto e Delta Q são as únicas no Brasil a oferecer café em cápsula - mercado ainda pequeno, sim, mas que cresce rapidamente, somou US$ 32 milhões em vendas em 2011, 43% a mais que em 2010. Na Europa, depois do fim da validade de uma das patentes da Nespresso em 2010, surgiram várias marcas de cápsulas que também "cabem" nas máquinas da grife, como a L´Or, da Sara Lee, e a Ethical Coffee, do ex-presidente da Nespresso, Jean-Paul Gaillard. Por enquanto, nenhuma delas atua no Brasil.

Dose multiplicada

O executivo da Nespresso diz que a diminuição dos preços das cápsulas é sustentada pelo "grande" número de máquinas que a empresa tem por aqui. Sem citar números, ele considera os mercados do Sul e Sudeste já consolidados para a marca. "Nossa estratégia inicial, de tornar a marca e o serviço Nespresso reconhecidos em São Paulo, Rio e Brasília, foi cumprida. Agora começamos uma segunda fase, que é expandir. Com a massa crítica que temos hoje, conseguimos melhores negociações com shoppings e com fornecedores para fazer entrega rápida de compras on-line, por exemplo", conta Nilsson.

A meta para os próximos anos é abrir lojas nos Estados em que a marca ainda não está - a próxima será em Curitiba, em dezembro. Em 2013, chega a mais duas capitais, em lojas de no mínimo 100 m2. - e fazer que metade das vendas da Nespresso venham de e-commerce e televendas. Para isso, a estrutura de vendas remotas está dobrando de tamanho. As entregas onde há butiques próprias (São Paulo, Rio, Campinas, Brasília e Belo Horizonte) é feita por transportadoras parceiras, o que pode levar a compra ao cliente em até quatro horas depois de finalizado o pedido, como acontece em São Paulo. A agilidade é parte do processo de aumentar o ritmo de vendas convencendo os clientes de que a grife é de luxo, mas não serve só para momentos especiais - faz cafezinho para ser degustado várias vezes ao dia.

As informações são do Valor

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