ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia passa a ver cenário cafeeiro sob visão da tecnificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Tendo em conta que o desafio para os cafeicultores colombianos é a recuperação da produção, que foi gravemente afetada pela passada onda de inverno (chuvas), a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia) se colocou na tarefa de liderar a migração para uma cafeicultura caracterizada pela tecnificação, ou seja, cultivos que estão em idade ótima de produção e que sejam caracterizados por variedades resistentes à ferrugem.

"A tecnificação significa plantar entre 5 e 6 mil árvores por hectare, com espaçamentos adequados, segundo a topografia do terreno e com variedades mais produtivas", explicou Luis Genaro Muñoz, diretor geral da Federação. Assim, a meta é renovar a totalidade dos cafeeiros envelhecidos, como também os que estejam afetados por doenças, conseguindo que, "em quatro anos, 90% se converta em cultivos tecnificados e em variedades resistentes, em um ritmo de 130 mil hectares por ano", assinalou.

Por essa razão, foram empreendidos programas como o PSF (Permanência, Sustentabilidade e Futuro), destinado à renovação de cafeeiros mais envelhecidos e de propriedade de pequenos cafeicultores, além do programa "Competitividade", que se dedica a manter os cafeeiros em idade ótima de produção. Por outro lado, o "Plano de emergência" foi desenvolvido para afrontar as conseqüências das fortes chuvas.

Nesse sentido, assinalou Muñoz, já estão sendo observados bons resultados: entre janeiro e agosto deste ano foram renovados cerca de 70 mil hectares, 20 mil a mais que no mesmo período de 20109. "As renovações tiveram uma aceleração no último semestre do ano, segundo os ciclos de safra das diferentes regiões", complementou o dirigente. Te3ndo em conta os programas, o plano PSF conseguiu, ainda segundo Muñoz, alocar mais de 84% para os produtores locais.

As informações são da Agnocafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures