ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia busca reforçar presença de seu café no Japão para canalizar sua expansão na Ásia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/09/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia considera o Japão um mercado "bastante estável e muito exigente" e um "eixo estratégico" para reforçar sua expansão na Ásia, disse o gerente geral da federação, Luis Genaro Muñoz. Ele está no Japão para preparar a visita do Comitê Econômico Conjunto Japão-Colômbia na próxima semana e "ajudar a melhorar as relações comerciais, visitar clientes e realizar uma análise de consumo, produção e expectativas" do café.

O Japão, terceiro importador mundial de café com sete milhões de quilos por ano, é o segundo mercado desse produto para a Colômbia, que em 2010 exportou 1,4 milhão de sacas a esse país. Isso denota cerca de 10% das exportações totais de café colombiano e cerca de 20% das importações japonesas, segundo dados da Federação.

"O Japão é um mercado bastante estável e muito exigente, que sempre solicita os melhores cafés do mundo e conta com um consumo muito atrativo", disse Muñoz. Para ele, o país asiático é muito importante por ser um "eixo especialmente estratégico" que "concorre com o mercado de países vizinhos" e permite enfrentar o crescimento na região.

Para ele, o "o café é um produto privilegiado" em épocas de crise, como demonstra o fato de que seu consumo tenha se mantido, de forma que ele vê oportunidades, tanto nos mercados tradicionais como em outros como Ásia e Leste Europeu.

Muñoz ratificou que a produção de café, um produto da qual 2,7 milhões de pessoas da Colômbia ou 33% da população rural dependem, tem crescido e rondará as 9 milhões de sacas de 60 quilos no final de 2011. Em geral, os mercados tradicionais para o café colombiano têm se comportado bem, sem que tenha sido observado queda, já que o consumo e a demanda seguem crescendo.

"A média histórica da Colômbia é de cerca de 11 milhões de sacas de 60 quilos anuais, mas em 2009, diminuímos severamente em 30%, para 7,8 milhões, e agora, estamos recuperando os níveis".

Uma dos principais desafios para a produção é reduzir os efeitos da mudança climática, para o que é necessário que o setor se prepare para ter uma cafeicultura "mais jovem, mais produtiva, mais resistente, e isso se faz acelerando a renovação" de seus hectares, disse ele. Para poder enfrentar a mudança climática, a Colômbia investiu esse ano cerca de US$ 200 milhões para fortalecer a cafeicultura, um setor que representa 18% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola e 7% do PIB nacional.

A reportagem é da agência EFE, traduzida e editada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures