ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia amplia produção de café liofilizado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/02/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Investimentos de US$ 40 milhões de dólares foram realizados pelos cafeicultores colombianos por meio do Fundo Nacional de Café (FoNC) na ampliação da planta de café liofilizado em Chinchiná, que será inagurada hoje (12), no marco do Congresso Cafeeiro Extraordinário pelo presidente da república, Álvaro Uribe Vélez, e o gerente geral da Federação de Cafeicultores, Gabriel Silva. A planta passará a ser chamada de Buencafé-Liofilizado da Colômbia.

Gabriel Silva afirmou que "a fábrica é a ponta de lança da estratégia dos cafeicultores para a conquista dos novos mercados para o Café da Colômbia".

A liofilização é um processo de secagem em que o gelo de um produto congelado se remove e se transforma em vapor de maneira direta sem passar pelo estado líquido. Este processo evita a alteração da estrutura molecular, ou seja, preserva as características de sabor, aroma e cor, que reaparecem quando se adiciona água ao produto, conservando intacto o valor nutritivo e o conteúdo vitamínico.

Para obter 11.500 toneladas de café liofilizado é necessário ao redor de 500.000 sacas de café verde, equivalente a cerca de 4,5% da produção da Colômbia. Em 2007, as exportações de café liofilizado e de extrato de café da Buencafé representaram ingressos de US$ 81 milhões, enquanto que as vendas no mercado local cresceram a 8 bilhões de pesos.

"A planta, que aumentará sua produção de 7.500 a 11.500 toneladas ao ano, um incremento de 53%, se converte na maior unidade de produção de café arábica liofilizado no mundo", segundo o gerente administrativo da Federação, gerente encarregado da Buencafé, e responsável do projeto de ampliação da fábrica, Luis Genaro Muños. A maior parte dos equipamentos e componentes utilizados no projeto são de fabricação nacional, com desenho e engenharia próprios.

Gabriel Silva explicou que "no mundo em desenvolvimento, a grande aspiração dos produtores agrícolas e de produtos básicos, é que possam vender diretamente seus produtos transformados". Igualmente, "os cafeicultores da Colômbia são talvez um dos poucos exemplos no mundo onde os produtores com seu próprio esforço transcendem o cafezal e adentrem na industrialização para mudar a equação de poder de comércio global, em benefício dos mais pobres".

A produção quase total (97%) da Buencafé é exportada aos cinco continentes, para mais de 63 países, entre os principais Alemanha, Austrália, Canadá, Corea do Sul, Dinamarca, EUA, França, Holanda, Israel, Itália, Japão, México, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suécia e Suiça.

As informações são da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures