ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC: Brasil não terá safra recorde em 2010

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2010

2 MIN DE LEITURA

6
0
O Conselho Nacional do Café discorda que o Brasil colherá a maior safra da história. "Deve-se considerar a descapitalização do produtor, as floradas desuniformes e a incidência de pragas e doenças".

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta manhã, dia 7, sua primeira estimativa à safra 2010 de café do Brasil. Segundo a estatal, devem ser colhidas entre 45,889 milhões e 48,658 milhões de sacas de 60 kg, volumes que representam, respectivamente, queda de 0,22% e alta de 5,80% em relação às 45,992 milhões de sacas produzidas na temporada 2008, a última de ciclo cheio dentro da bienalidade da cafeicultura nacional.

Em seu relatório, a Conab informou que, "considerando o intervalo superior de 48,66 milhões de sacas, esta safra é a maior já colhida no País. Até então, a safra recorde foi colhida na temporada 2002/03, com o volume de 48,48 milhões de sacas".

O Conselho Nacional do Café (CNC), na condição de representante das principais cooperativas cafeeiras do País, as quais respondem por metade da produção brasileira, sugere cautela ao se fazer determinado tipo de comentário sobre o tamanho da safra.

Primeiro porque não esperamos que o intervalo superior projetado pela Conab seja alcançado, uma vez que nossos cafezais não receberam os tratos culturais adequados devido à descapitalização da maioria dos produtores.

Em segundo plano, devemos lembrar que, apesar das boas condições climáticas durante o período da floração, as chuvas foram, inicialmente, desuniformes e, depois, praticamente intermitentes, elevando o índice pluviométrico para níveis bem acima das médias históricas em boa parte do cinturão cafeeiro, o que gera atenção redobrada sobre os fatores fitossanitários.

Tais condições favorecem, por exemplo, uma maior incidência da Broca. Devido às floradas desuniformes, o ataque desta praga, em algumas regiões, está concentrado nos frutos dos florescimentos iniciais, que se encontram em fase de granação. Nossos associados recomendam, nas lavouras que constatem a infestação, o controle e o monitoramento futuro para observar se ocorrerão novas infestações nos frutos a vingarem das floradas mais tardias.

Além disso, as condições climáticas supracitadas obrigam os produtores a continuarem com os tratos preventivos e/ou curativos, via foliar, no que diz respeito à incidência da Ferrugem e da Cercóspora. Isso é recomendável, especialmente, nos cafezais com carga pendente.

Voltamos a frisar que a descapitalização dos cafeicultores não permitiu que aplicassem os tratos culturais adequados ao longo do ano e, agora, também não possibilitará que eles adotem o tratamento propício para prevenção e/ou cura das pragas e doenças mencionadas.

Dessa maneira, acreditamos que, no melhor dos cenários, o Brasil deverá produzir, neste ano de 2010, algo próximo ao volume mínimo estimado pela Conab, na casa das 45 milhões de sacas, ou praticamente a mesma quantia colhida em 2008, não obtendo, portanto, recorde de safra.

Atenciosamente,

Gilson Ximenes
Presidente do CNC

Acesse o link abaixo e confira as informações divulgadas pela Conab:

Conab: safra atual de café poderá ser recorde

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ FERNANDO ZAMBON

AFONSO CLAÚDIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/01/2010

Na CONAB deve ter mensalão também , para eles darem uma informção dessas
AMÚLIO LÊNTULUS PINTO LOUREIRO

CANAVIEIRAS - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/01/2010

Prezados amigos, estranhei bastante a previsão da safra de café para 2010 divulgada pela CONAB, haja vieta que aqui em minha região quem faz esse levantamento para a CONAB é a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), e a minha propriedade todos os anos é visitada pela referida empresa, para colher dados de previsão, pois a mesma é uma das propriedades cadstrada para fornecer tais dados, e o fato é que para esta safra anunciada, não recebi a visita dos técnicos da EBDA. Sinceramente trata-se de dados que não inspira confiança.

Amúlio Loureiro
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/01/2010

Este pessoal da CONAB, nunca foram a campo, não sabem o que é um pé de café, baseados em que , fizeram esta Projeção?Além de termos que lutar para conseguirmos políticas para café, para começar a reverter esta verdadeira tragédia que está acontecendo com a cafeicultura, temos que ficar desmentindo este orgão do governo , que eu considero ridículo,já estou perdendo a paciência , são anos e anos de manipulação de mercado, com o estado nutricional que estão nossas lavouras, vai demorar anos para ter uma safra recorde.Precisamos urgente de pessoas sérias, chega de maipulação.....
RAFAEL ALTOE FALQUETO

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/01/2010

Fica claro que a COnab é manipulada por intenções escusas de mercado.
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Concordo plenamente com o artigo do CNC discordando da primeira e infeliz previsão da Conab. Vendendo o meu café conilon a R$ 160,00 a saca de 60 kg, que tratos culturais poderei dar a minha lavoura? A minha lavoura, como todas as outras do sul do ES estão com uma grande incidencia de cochonilha da roseta, o que deverá dar uma quebra de pelo menos 5%, como então fazer uma previsão tão precoce?

Carlos Alberto de Carvalho Costa
Fazenda Tamanduá/Muqui-ES
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Olha este artigo da CNC veio afirmar o comentário que fiz esta semana a respeito da projeção de safra da CONAB, e realmente se for análizado veremos que as lavouras sofreram com os tratos não adequados comprometendo assim a produção; Como que um órgão deste faz uma previsão desta? Pois parece brincadeira porque só podem estar fazendo isto de satélite onde tudo fica bonito. esão esquecendo que a realidade no campo é bem diferente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures