ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA divulga elevação de custo para cafeicultores no 1º bimestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os custos de produção para o cafeicultor aumentaram em média 3,91% no primeiro bimestre deste ano. O reajuste salarial no setor é um dos principais itens que oneraram a atividade no período, mostra boletim da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG).

Conforme o estudo, a elevação nos custos influenciou de forma diferenciada as duas espécies de café produzidas no País. No caso do café arábica, o custo subiu 3,42%. No caso do tipo conilon (robusta), o aumento foi ainda maior, de 5,66%.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

O boletim revela que, ao mesmo tempo, houve uma recuperação nos preços pagos ao cafeicultor, 'após um período de queda nas cotações em virtude da forte estiagem sobre as regiões produtoras nos últimos meses de 2013 e no primeiro trimestre de 2014'. O melhor desempenho dos preços de comercialização ocorreu com o café arábica, com reajuste de 81,29% no valor da saca de 60 quilos, vendida a R$ 396,02. Para o café tipo conilon, o aumento no preço da saca foi menos expressivo, 24,41%, em média, a R$ 241,73.

O aumento médio no Custo Operacional do Café (COE), diretamente relacionado aos reajustes salariais, para o café arábica, alcançou 2,72%. Segundo a CNA, foram registradas oscilações nos custos por causa da modernização do sistema produtivo. No caso de Manhumirim (MG), por exemplo, o COE subiu 4,11%. Já em Luís Eduardo Magalhães (BA), o aumento nos custos foi bem menor, 1,09%, já que na região a lavoura de café está totalmente mecanizada.

Para o café conilon, o peso do aumento dos salários no COE alcançou 3,47%. O maior porcentual foi observado em Jaguaré (ES), com elevação de 6,14%. O resultado também foi influenciado pelo aumento nos custos do cafeicultor com insumos agrícolas e mecanização.

As informações são do G1

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures