ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuva não elimina déficit hídrico na produção de café, diz consultor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2011

1 MIN DE LEITURA

2
0
As chuvas que caíram nos últimos dias em algumas localidades do sul de Minas Gerais, principal região produtora de café do País, não foram suficientes para amenizar o déficit hídrico do solo. A avaliação é do agrônomo César Candiano, consultor da Cooperativa dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso). Segundo ele, no início da semana, foram 25 milímetros de chuva na região, o que corresponde à média do mês de setembro. Candiano ponderou, no entanto, que essa condição favorece, mas não resolve, a situação das lavouras, cujo déficit hídrico foi causado pela falta de precipitação das últimas semanas.

Em toda a área de abrangência da cooperativa - 32 municípios, 27 no sudoeste de Minas Gerais e 5 na região mogiana paulista - foram constatadas diversas situações quanto ao estado das lavouras, como deficiência de nutrientes, murchamento da planta e queda de folhas, que já prejudicaram o desenvolvimento das floradas. De acordo com o agrônomo, os danos foram causados principalmente pela estiagem prolongada e pelas altas temperaturas.

Conforme comunicado da Cooparaíso, a preocupação maior dos cafeicultores é com a florada. Segundo o agrônomo, as únicas chuvas do mês de setembro (dia 11, com 2,6 mm, e dia 14, com 15,6 mm) fizeram com que cerca de 50% das flores abrissem nos cafezais. Seria necessária outra chuva na sequência para que o desenvolvimento dos "chumbinhos" (frutos) ocorresse satisfatoriamente.

Candiano observa que as flores não abriram nas lavouras que sentiram mais falta de chuva. Nesses casos, diz ele, a perda na produção será grande, mesmo com as atuais chuvas. O agrônomo ressalta que ainda não é possível quantificar qual a quebra de safra para 2012, mas a perda está comprovada.
As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/10/2011

A situação não é diferente aqui no Paraná, realmente a planta sentiu a estiagem além do nosso estado ter passado por uma geada de porte médio, quer dizer que não foi no geral mas sim na maioria do estado, conclui-se que a perda da florada foi significativa e que ainda não se completou por falta de chuva em todo o estado.
RONALDO SOUZA MORAIS

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2011

Concordo com o consultor da Cooparaiso, Cesar Candiano.

Mesma situaçao se encontra as lavouras de cafe do municipio de Boa Esperança e região. Poucas flores se abriram, estão enchendo o botao floral, mas se continuar sem precipitaçoes de hoje até 15 de outubro, pode-se esperar uma grande e acentuada queda de produçao para a safra 2011-2012.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures