ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Certificação valoriza Café do Cerrado mineiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
Cada vez mais, cresce em todo o mundo o número de pessoas adeptas do chamado "consumo consciente". São consumidores que, mesmo pagando mais pelo produto, dão preferência por aqueles que, comprovadamente, levam em consideração aspectos como a preservação do meio ambiente e a valorização social e econômica dos trabalhadores, por exemplo.

E estes são alguns dos requisitos que integram o Código de Conduta do programa de certificação da UTZ Certified, conjunto de critérios sociais e ambientais aplicados na produção responsável de café e gestão eficiente de fazendas e que tem crescido na proporção de 20% ao ano no Brasil. Hoje, mais de 150 fazendas estão credenciadas e fornecem 550 mil sacas por ano para exportação, principalmente para a Europa, Japão e Estados Unidos.

Durante o processo de certificação UTZ, as propriedades precisam obedecer alguns requisitos básicos, como respeitar leis ambientais e trabalhistas, utilizar corretamente e de forma controlada os agrotóxicos e identificar o café produzido com placas, numerando os lotes, entre outras adequações. Esses cafés são diferenciados porque têm rastreabilidade assegurada desde a propriedade até a mesa do consumidor, são produzidos com critérios de sustentabilidade e têm qualidade garantida por programas de certificação.

Café com ágio

Os produtores certificados no Brasil já estão se beneficiando financeiramente com o valor agregado pelo selo UTZ. É o caso de cafeicultores de Minas Gerais, Estado maior produtor e exportador do Brasil. A safra mineira de 2010 está estimada em quase 24 milhões de sacas, podendo alcançar 50,7% da produção nacional.

Na Fazenda Rainha da Paz, no município de Patrocínio, a produção de 5.000 sacas de café arábica, com selo UTZ Certified, já têm destino certo: Estados Unidos, Itália e Alemanha. Para o responsável técnico da fazenda, Marcelo Montanari, os investimentos para deixar a propriedade habilitada valeram à pena. "A certificação UTZ é um reconhecimento da melhoria que fizemos e um meio para garantir o aumento da competitividade do nosso café nos mercados internacionais, abrindo portas para que conquistemos novos clientes". Mas não é só isso. O principal retorno desse reconhecimento está no preço pago pelos compradores. As sacas, de 60kg, foram vendidas com ágio de R$ 27,00 por saca logo após a fazenda ter sido inspecionada no processo de certificação. Segundo Marcelo, esse foi o principal estímulo que os proprietários encontraram para implantar a certificação na fazenda, além da mudança cultural positiva absorvida pelos seus funcionários.

Segundo o auditor de certificação Utz Certified Glaucio Fonte Boa, que realizou a inspeção na fazenda Rainha da Paz, tudo ocorreu tudo dentro na normalidade e das exigências do protocolo internacional de certificação Utz, estando a propriedade auditada apta a fornecer o café produzido a diferentes regiões consumidoras do mundo.

As informações são da Savassi Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

E você, acredita que as certificações têm função de agregar valor ao produto, ou são requisitos básicos? Que resultados já obteve com alguma certificação?

Participe deixando um breve comentário através do box de cartas abaixo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERMANO - WQS CERTIFICAÇÕES TEL: (14) 3811-3003

BOTUCATU - SÃO PAULO

EM 17/08/2010

WQS Certificações

WQS é uma empresa de serviços de certificação, treinamentos e inspeções que atua no setor agropecuário, industrias e varejo.

Trabalha em conformidade com legislações e normas nacionais e internacionais, proporcionando competitividade e vantagens comerciais aos seus clientes.

Entres os 20 protocolos de Certificação que oferecemos, a Certificação UTZ é uma delas, proporcionando maior competitividade as empresas frente ao Mercado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures