ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cepea: clima seco reduz produção mundial de robusta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O tempo seco durante o período de granação do café robusta prejudicou o desenvolvimento dos grãos da variedade da safra 2010/11. No Brasil, apesar de a safra atual de robusta ser maior em relação à anterior (2009/10), agentes consultados pelo Cepea comentam que o tamanho dos grãos do Espírito Santo está menor, reduzindo o rendimento em sacas - segundo a Conab, o estado capixaba deve produzir 7,33 milhões de sacas, 3,6% a menos que a safra anterior.

Nos outros países produtores de robusta, também há motivo para preocupação. Em Uganda, maior país produtor de robusta na África, a ocorrência de uma estiagem de cinco meses em 2009 fez com que a Autoridade de Desenvolvimento de Café da Uganda (UCDA) reduzisse as estimativas de embarques por três vezes. A estimativa inicial, de 3,4 milhões de sacas, foi reduzida para 3,1 milhões, depois para 2,9 e, agora, para 2,7 milhões de sacas.

Restam cerca de dois meses para o final da temporada 2009/10 no país africano. No Vietnã, maior produtor mundial da variedade robusta, notícias divulgadas em agosto mostram situação semelhante à do Brasil, com produtores vendendo pequenas quantidades. A colheita da variedade teria atrasado, e a lentidão nas negociações pode durar até outubro, quando se inicia a nova temporada.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o volume produzido pelo país vietnamita na safra 2010/11 deve ser igual ou inferior ao colhido na temporada 2009/10, estimado em 18 milhões de sacas

Segundo meteorologistas locais, foram previstas chuvas significativas para o cinturão do café do Vietnã, mas não há relatos de eventuais perdas de produtividade. Apesar do possível benefício das chuvas - já que na safra atual, o clima seco prejudicou o desenvolvimento dos cafezais -, a preocupação seria com a possibilidade de queda dos grãos antes da maturação completa. Até a temporada 2011/12 brasileira já é vista com preocupação, visto que a ausência de chuvas dificulta a ocorrência e fixação das floradas.

As informações são do Cepea, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures