ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cepea analisa recuperação das exportações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Com base nas sucessivas indicações de que a crise mundial já teria superado o "fundo do poço", pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, responsáveis por índices de exportação do agronegócio estimam ritmo mais acelerado de crescimento para as transações internacionais já neste semestre. Em suas análises, contudo, ponderam sobre duas situações que poderiam limitar essa recuperação.

A curto prazo, a reação poderia ser consequência apenas de uma recomposição de estoques face aos estímulos fiscais e monetários aplicados no auge da crise, podendo se dissipar nos próximos meses, com o que se voltaria a um desempenho mais fraco da economia mundial. A longo prazo, a recuperação poderia ser tolhida por esforços que visassem a controlar eventual processo inflacionário decorrente de uma recuperação muito forte dos preços de commodities desencadeada pelos estímulos fiscais e monetários acionados em resposta à crise.

Quanto aos resultados das exportações do agronegócio no 1º semestre, os índices do Cepea mostram que predominou o recuo de atratividade. Comparando os resultados do período com os do 1º semestre de 2008, a queda dos preços de exportação dos produtos do agronegócio em dólares (IPE-Agro/Cepea) chegou a 12%. O volume (IVE-Agro/Cepea), no entanto, seguiu em expansão (5,6%), impedindo maior retração no faturamento em dólar do agronegócio (-7,28%). A taxa de câmbio efetiva real do agronegócio (IC-Agro/Cepea) aumentou 10,6% (desvalorização cambial) em relação ao primeiro semestre de 2008, amenizando a redução do índice de atratividade das exportações, que caiu 2,5%.

Óleo de soja, álcool, papel e celulose e carne suína tiveram recuo da atratividade (preço em dólar multiplicado pelo câmbio efetivo do agronegócio) acima de 16%. Em situação oposta estiveram o açúcar (24,28%), farelo de soja (13,39%) e madeira e mobiliário (6,44%). A atratividade da exportação soja em grãos teve pequeno aumento de 1% na comparação do primeiro semestre de 2009 com igual período de 2008.

Em relação ao comportamento regional, Sudeste, Sul e Centro-Oeste sofreram retrações em preços, enquanto as regiões Norte e Nordeste registraram alta. Quanto ao volume, as regiões Sul e Sudeste também foram desfavorecidas, registrando diminuição dos principais produtos agropecuários que exportam. A região Norte também sofreu recuo nos volumes, enquanto Nordeste e Centro-Oeste registraram aumento.

Relatório completo e série dos índices de exportação do Cepea: www.cepea.esalq.usp.br/macro/

As informações são do Cepea, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures