ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carvalhaes: semana de negócios paralisados no fisico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
O plano de estímulo econômico anunciado pelo novo governo americano e as últimas medidas adotadas pelo Banco Central do Brasil para refrear a demanda por dólares, permitindo uma maior estabilidade das cotações e contribuindo para regularizar o mercado de crédito, enfraqueceu na semana passada o dólar em relação ao real e praticamente paralisou os negócios de café no mercado físico brasileiro.

Os compradores diminuíram o valor de suas ofertas em 10 a 15 reais, levando os cafeicultores a se retraírem, retirando seus lotes do mercado. Muitos produtores também pararam para verificar junto aos bancos financiadores se suas operações bancárias estão incluídas entre as que foram prorrogadas pelo CMN - Conselho Monetário Nacional em sua reunião do último dia 29.

O Governo Federal ainda não conseguiu unificar suas estimativas da safra brasileira de café. O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou na última quinta-feira seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, que inclui o café. Para o café, o IBGE projetou a safra 2009 em 2.363.933 toneladas (aproximadamente 39,399 milhões de sacas.

Quando confrontada com a estimativa divulgada recentemente pela CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, projetada entre 36,897 milhões e 38,798 milhões de sacas de 60 kgs, a diferença, menos 1,53% a menos 6,35%, não chega a ser significativa, mas confunde os operadores e desmoraliza os números oficiais brasileiros, contribuindo também para dar credibilidade a estimativas privadas, divulgadas sem a metodologia utilizada, e que, em sua maioria, apresentam números bastante diferentes dos oficiais.

Os embarques de janeiro ficaram em 2.045.806 sacas de café arábica e 43.165 sacas de café conilon totalizando 2.088.971 sacas de café verde, que somadas às 1.361 sacas de café torrado e 194.959 sacas de café solúvel, totalizaram 2.285.291 sacas embarcadas (este total foi 29% menor que o de dezembro último, quando foram embarcadas 3 230 427 sacas).

Até o dia 5, os embarques de fevereiro estavam em 307.433 sacas de café arábica e 16.520 sacas de café conilon, somando 323.953 sacas de café verde, contra 295.766 sacas no mesmo dia de janeiro. Também no dia 5, os pedidos de emissão de certificados de origem para embarque em fevereiro totalizavam 355.922 sacas, contra 347.414 sacas no mesmo dia do mês anterior. As informações são do Escritório Carvalhaes, resumidas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures