ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carlos Melles: normas para qualidade são fundamentais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2010

1 MIN DE LEITURA

2
0
O presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, declarou que as novas normas para a qualidade do café, criadas pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, são fundamentais para atestar a qualidade do que é produzido no Brasil. Ele disse que tais normas fazem parte de um conceito regulatório de qualidade e que se distinguem do "Selo de Pureza Abic", que existe hoje.

Melles lembrou que o "Selo Pureza" deu início a esse processo que o setor vive hoje e foi instituído pelo então presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Américo Sato, com apoio do presidente do Instituto Brasileiro de Café (IBC) à época, Jório Dauster Magalhães. "Foi um grande diferencial para o café, que deu sustentação para o aumento de produtividade no Brasil, saltando de sete milhões de sacas daquela época para as quase 20 milhões de sacas e ainda incentivando para que daqui dois a três anos sejamos o maior consumidor de café do mundo. Isso tudo se deu por causa da criação do selo, que a cada dia mais deve ser preservado", contou o presidente da Frente Parlamentar do Café.

Para Carlos Melles, a marca que possui um café impuro, deve ser cassada e comparou com as fraudes feitas em combustíveis. "É como a adulteração de combustível, só que o combustível quem bebe é o carro, e quem bebe café adulterado é o ser humano, então essa certificação não pode ter nenhum tipo negociação", argumentou o deputado.

Melles ainda explicou que o "Selo de Pureza" é diferente das normas de qualidade que foram criadas nessa semana. "Pureza é uma coisa e qualidade é outra. O que se fez agora foi o lançamento de uma certificação da qualidade do café. É preciso fazer uma divulgação dessa normativa de forma bem didática, com explicação, para que todos conheçam seus efeitos", disse o deputado.

"O Brasil tem os melhores cafés do mundo, o gourmet, o especial, cultivados nas melhores regiões para isso, como o Sul de Minas, a Mogiana Mineira, a Paulista e o Cerrado. Agora podemos fazer uma concorrência ou comprar café pela origem, por sua qualidade. Pureza é inegociável, devemos comprar café puro em toda e qualquer circunstância", finalizou Carlos Melles.

As informações são da Ascom Dep. Carlos Melles, adaptadas e resumidas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 28/05/2010

Caro Fernando,

Voce esta coberto de razão. Mais uma vez os produtores de arabica vão ficar no prejuizo sabe por quê ? Por que a industria cada vez mais torra conilon e etc. Acredito que este regulamneto tem lá sua importancia mas, definirmos o que é um café 100% arabica, com qualidade e origem passa a ser então de fundamental importancia pois, só assim o consumidor terá condições de distinguir e optar.

Saudaçôes cafelistas.
FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 28/05/2010


Prezado Carlos

Nao se iluda! Correram para pegar a assinatura do Ministro da Agricultura de normas x,y,z para tentarem vender a ilusao de que esta´tudo em ordem....porem
o minimo a fazer e´ rotular o cafe torrado e moido para voce saber o que esta comprando e comparar preco,qualidade e sabor.Outro dia tomei um Cafe Especial,que de Especial so tinha o preco,caro!!e nao dizia nem de onde era.
Alias o estado do Parana esta, na nossa frente nesta empreitada.

Abraco e ate mais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures