ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés do Brasil: uma geografia sensorial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/11/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
O caminho do café começa na lavoura. Por isso, aprender a identificar as principais regiões produtoras do país pode contribuir para a escolha dos grãos prediletos. No mapa abaixo, organizado pelo consultor Ensei Neto, estão as grandes concentrações de café arábica no Brasil.

Antes de estudar a geografia do café brasileiro, vale ficar atento ao produto. As características que são encontradas na região nem sempre se confirmam. "Devido a fatores como alterações climáticas e manejo, tudo é relativo", explica. A escolha da variedade plantada e até a região da fazenda definida para o cultivo influenciam o sabor.

A divisão, portanto, serve como "apoio didático". "Confie nos seus sentidos. Beber café é um prazer", aconselha o especialista.



Minas Gerais

Cerrado (Patrocínio, Araguari): planalto, que resulta em uma bebida encorpada, de acidez média a delicada. Notas predominantes: frutas amarelas, como pêssego, além de caramelo, chocolate amargo, amêndoa e nozes. Finalização longa.

Sudoeste (Guaxupé, São Sebastião do Paraíso): área montanhosa, com produção de grãos de acidez média a alta e uma bebida encorpada. Encontram-se notas florais e de frutas, como uvas, além de caramelo, chocolate e frutas secas.

Sul - Planalto (Varginha, Três Pontas): lavouras em área montanhosa. Bebidas oriundas desses cafés revelam acidez média e corpo médio a intenso. Nota-se presença de caramelo, chocolate e frutas secas. Finalização de média a longa.

Sul - Montanha (Poços de Caldas, Carmo de Minas): fazendas em região montanhosa. Os cafés têm, em geral, acidez média a alta e corpo médio a intenso. Outras características: notas florais e de frutas, como uva, mais caramelo, chocolate e amêndoa.

Matas de Minas (Manhuaçu) - região de montanha. Os cafés produzidos ali trazem uma bebida de acidez média a alta, com corpo médio a intenso, além de notas de mel, caramelo, florais, chocolate e ervas como, capim-limão.

São Paulo

Alta Paulista (Garça): planalto. Grãos de acidez delicada. São medianamente encorpados, com notas de caramelo e nozes.

Sorocabana (Piraju): exibe café de acidez média, medianamente encorpado. Traz toques de ervas, como capim-limão, mais rapadura e nozes.

Alta Mogiana (Franca): planalto. Acidez média, corpo médio a intenso. Notas: caramelo, eventualmente frutas amarelas e chocolate. A finalização é de média a longa.

Média Mogiana (Espírito Santo do Pinhal): área montanhosa. Cafés de acidez média a alta, corpo médio a intenso. Predominam aromas florais e de frutas, como uvas, além de caramelo, chocolate e amêndoa.

Paraná

Norte (Londrina, Jacarezinho): região pouco montanhosa. Exibe cafés de acidez delicada, medianamente encorpado, com predomínio de notas de caramelo e nozes.

Espírito Santo

Montanhas (Venda Nova do Imigrante): cafés de acidez média a alta, com corpo médio a intenso. Notas: caramelo, chocolate, frutas (uva) e aroma floral.

Bahia

Oeste (Luís Eduardo Magalhães): os cafezais ficam em um planalto. Em geral, são cafés de acidez delicada, com corpo médio. Notas de caramelo e de nozes predominam.

Centro-Sul (Piatã): uma região montanhosa, que revela cafés de acidez média a alta. A bebida, cujo corpo se revela de médio a intenso, traz notas de caramelo e amêndoa, além de um toque floral. Encontre ainda aromas de frutas, como uva.

As informações são do Estadão, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 06/11/2012

Carissimo Ensei Neto



Excelente descrição...parabens pela visão holistica e territorialista (permitam-me assim colocar) apontada neste artigo.



Estamos num belo caminho na cafeicultura brasileira pois começamos a falar mais de terroirs e diferenciaçoes entre as regioes.



A titulo de segmentaçao e posicionamento de cada origem é fundamental, pois nao existe a melhor...viva a diversidade.



Irei brindar este artigo tomando um Região do Cerrado Mineiro, terroir   Pantano, variedade Ibairi.



Juliano Tarabal

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures