ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café tem aumento de 14% a.a. no faturamento, aponta estudo do Cepea

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O café, produto de maior representatividade na agricultura mineira, teve aumento de 14,86% a.a. no faturamento. O movimento é resultado da alta prevista de 21,09% na quantidade produzida e pela queda nos preços reais de 5,15% na comparação com a média do primeiro bimestre de 2015, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, que publicou o relatório PIB Agro Minas Gerais, referente ao mês de fevereiro de 2016.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro, estimado pelo Cepea, com o apoio financeiro da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e também com os apoios operacional e técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar-AR/MG), teve crescimento de 0,90% em fevereiro, acumulando alta estimada de 1,67% no ano (Figuras 1 e 2).



Entre os segmentos, a maior alta mensal foi registrada na indústria (1,78%), seguida por insumos (0,93%), serviços (0,91%) e básico (0,34%) – Figura 1. Na projeção anual, estima-se alta de 3,13% para indústria, 1,70% para serviços, 1,48% para insumos e 0,76% para básico - Figura 2. Os resultados apresentados neste relatório ainda não contemplam dados de volume produção de alguns setores e atividades do ramo pecuário, indisponíveis até o fechamento deste estudo1.

Atividades “dentro da porteira”
A cotação média para o conjunto das atividades agrícolas apresentou elevação de 7,98% com relação ao mesmo período no ano anterior e expressivo aumento da quantidade média, de 14,32%. Na Figura 4, está o desempenho desagregado entre as culturas acompanhadas, calculado com base nas estimativas de safra anual e na relação entre os preços no período corrente e no mesmo período de 2015. Entre os produtos acompanhados em Minas Gerais, tiveram aumento no faturamento no período: café (14,86%), milho (37,47%), soja (40,50%), cana-de-açúcar (11,22%), feijão (46,13%), mandioca (11,82%), tomate (25,66%), laranja (12,51%), banana (44,02%) e algodão herbáceo (48,03%).



Para o café, produto de maior representatividade na agricultura mineira, o aumento foi de 14,86% a.a. no faturamento, sendo explicado pela alta prevista de 21,09% na quantidade produzida e pela queda nos preços reais de 5,15% na comparação com a média do primeiro bimestre de 2015.

Segundo pesquisadores da equipe do Café do Cepea, as lavouras de arábica têm se desenvolvido melhor que na safra passada, com expectativa de elevação na quantidade produzida e na qualidade dos grãos, o que vem se confirmando com a maturação já adiantada em algumas regiões. A colheita deve se iniciar em meados de maio, antecipando a oferta de cafés da nova temporada para o final do primeiro semestre.

Veja o estudo completo clicando aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures