ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café Seguro: programa foca boas práticas agrícolas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A primeira etapa da participação da Embrapa Café no Programa Café Seguro já tem saldo bastante positivo. De janeiro a junho, cerca de 2 mil pessoas - entre extensionistas, produtores, multiplicadores e formadores de opinião - participaram de vinte eventos da campanha de conscientização e orientação nos estados de Minas Gerais (regiões Sul, Cerrado e Zona da Mata) São Paulo e Paraná. Somando com as ações do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - Cecafé e da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé - Cooxupé são por volta de 10 mil pessoas sensibilizadas.

"A Embrapa Café foi convidada a participar das ações para ajudar na divulgação, uma vez que tem capilaridade e sinergia com todas as regiões produtoras de café no Brasil. Por meio de palestras, dias de campo e divulgação de publicações, tais como cartilhas e folderes, os pesquisadores da Unidade têm explicado sobre a importância das boas práticas agrícolas e o uso correto dos agroquímicos nas lavouras de café para incrementar a qualidade do produto destinado à exportação", diz o gerente adjunto técnico, Paulo César Afonso Junior. Para a realização da campanha estão sendo aproveitados eventos tradicionais realizados nas regiões cafeeiras que normalmente recebem muitos representantes desse público.

A necessidade de um trabalho de orientação aos cafeicultores surgiu com as crescentes exigências dos mercados consumidores interno e externo, especialmente do Japão, no qual foram adotados Limites Máximos de Resíduos - LMRs em níveis inferiores aos aplicados no Brasil para alguns agroquímicos usados na produção de café. "Ano passado, os japoneses chegaram a recusar alguns lotes de café brasileiro por identificar resíduos de agrotóxicos acima dos limites toleráveis, o que deflagrou imediatamente o Programa", explica o gerente.

O objetivo principal do Café Seguro é repassar informações sobre o uso de agrotóxicos e os LMRs utilizados nos países importadores do produto brasileiro, em especial o Japão, para harmonização dos procedimentos aplicados no Brasil com os dos países interessados no café brasileiro. "Com essas ações já se atingiu cerca de 70 a 80% dos responsáveis pela produção a ser exportada. Hoje focada nos limites estabelecidos pela legislação japonesa, em breve a campanha será estendida aos demais mercados, garantindo competitividade da cafeicultura nacional, líder mundial na produção e exportação", garante Paulo.

Mais sobre o Programa

O Café Seguro foi criado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e está sendo conduzido por um Grupo de Trabalho formado por representantes de instituições ligadas ao setor cafeeiro, como governo (Ministério da Agricultura, Embrapa), produção (Conselho Nacional da Agricultura - CNA, Conselho Nacional do Café - CNC, cooperativas), empresas fabricantes de defensivos (Sindicato Nacional da Indústria de Defensivos (Sindag) e tem coordenação e apoio do setor exportador, por meio do Cecafé. Também participam a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As ações de conscientização têm enfoque em Boas Práticas Agrícolas com a identificação dos produtos autorizados, nas dosagens e aplicações indicadas, observando o período de carência do produto e proteção do aplicador e do ambiente.

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures