carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Mercado

"Café não é commodity e o produtor também não deve ser", diz especialista

Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 21/03/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, o Brasil é o segundo maior consumidor do produto, perdendo para os Estados Unidos que lidera o mercado de consumo mundial. Ao falar sobre o assunto, Jefferson Carvalho, da Rabobank, chama a atenção para os números. Em palestra na Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, o executivo abordou o tema “Volume x Valor: Já é hora de virar a chave”.

“Notamos uma evolução no consumo ao analisar os últimos anos, entre 2005 a 2010, tivemos um avanço espetacular de 4,3%; já depois de 2010 esse índice caiu para 1,3%. Será que podemos culpar a crise?”, questiona.

Foto: Henrique Viera / Fenicafé

Jefferson Carvalho afirma que o brasileiro, proporcionalmente, gasta mais que o americano no consumo de café. “Ele paga pouco pelo café em relação ao americano, mas consequentemente ganha menos”.

Para ele, o desafio é fornecer o café certo no lugar certo, no momento certo com a precificação certa. “Temos que ensinar o brasileiro a tomar café. Devemos entender o que ele gosta e o que ele pode pagar” explica, dizendo que há uma década o valor de café no mercado cresce mais que o volume comercializado.

“Pensar só em volume, pode ser um erro. É um indicador importante, tanto quanto custo de produção, como hedge e segmentação. Isso é garantia de receita; é saber quanto vai colher e quanto vai vender”. Ao finalizar, Jefferson Carvalho afirma que “O café não é uma commodity. E o produtor também não deve ser”.

Fenicafé

A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. Este ano, a feira acontece de 21 a 23 de março de 2017, no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), e se divide em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Mídia especializada/imprensa

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade