ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café Britt competirá com Juan Valdez na Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
A companhia de café da Costa Rica, Café Britt, anuncia que entra no mercado colombiano com duas lojas. Até pouco tempo, a entrada de uma loja de café estrangeiro na Colômbia era estranho ou, inclusive, inconcebível sendo a Colômbia um dos maiores produtores mundiais do grão, com o grão mais suave do mundo.

No entanto, fatores como a queda da produção local, a globalização e o conhecimento no estrangeiro de que existem consumidores que gostam da boa oferta, fazem com que hoje não seja raro tomar ou comprar em um estabelecimento café que tenha misturas, ou seja, de origem, entre outras, africana, brasileira, peruana ou costa-riquenha.

Esse rival comercial não é a norte-americana Starbucks que, apesar de muitos rumores, não entrou no mercado colombiano, mas sim, o grupo Britt da Costa Rica, que, a princípio, planeja abrir duas lojas de café que tem em conjunto 486 metros quadrados e nas quais investirá US$ 7 milhões.

Isso será feito após o Café Britt ganhar uma licitação para a adjudicação de locais comerciais no aeroporto Eldorado; no entanto, vale a pena esclarecer que as lojas da Britt não vendem cafés preparados, mas sim, todo o material promocional aliado ao produto, como café em grão, com diferentes tipos de moenda e artesanatos variados, dependendo do país onde está localizada a loja.

No começo de 2009, após três anos de disputa, a Britt e a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia chegaram a uma conciliação para solucionar, entre outros, uma disputa pelo uso indevido que a empresa costa-riquenha fez da marca Juan Valdez. A controvérsia legal começou depois de a empresa estrangeira comercializar camisetas com a legenda: Juan Valdez Drinks Costa Rican Coffee (Juan Valdez toma café da Costa Rica).

O gerente da Britt, Pablo Vargas, disse que a decisão de entrar na Colômbia é acertada, porque é um país de grande atrativo e potencial, não somente para essas, mas também, para outras companhias costa-riquenhas. Para ele, estranho seria se depreciassem um dos mercados mais atrativos da América Latina para investimentos estrangeiros e um dos que têm maior potencial de crescimento econômico nos próximos anos.

O grupo costa-riquenho abrirá lojas no formato Britt Shop, conceito comercial para comprar, entre outras coisas, café e livros, artesanatos e presentes. A Britt tem cerca de 90 lojas na América Latina e processa os diferentes tipos de café que vende, assim como chocolates e artigos especializados.

A forte tradição cafeeira e o bom consumo de guloseimas também tornam a Colômbia um cenário excelente para desenvolver produtos de café e chocolates sob a marca Britt, especialmente para os viajantes, disse Vargas.

Como parte da entrada na Colômbia, ele disse que a Britt usará fornecedores e matérias-primas locais da forma que for possível, pois o projeto implica manejar cerca de 5.000 referências diferentes. Inclusive, a matéria-prima básica, o café, seria colombiana e a companhia está terminando um acordo para que uma empresa local processe os grãos que estarão com a marca Britt.

A reportagem é do Portafolio.co, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/03/2012

É uma estratégia interessante o formato das lojas planejadas e um exemplo de bom gosto podendo ser implantado também em nosso país, atraindo também consumidores estrangeiros que certamente virão para os jogos programados para as Olimpíadas e Campeonato Mundial de Futebol. Bola pra frente empresários do espetacular mercado de café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures