ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil está acima da média em ranking de preservação do meio ambiente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
O Brasil tem desempenho acima da média mundial em relação à preservação do meio ambiente, apesar de registrar elevados níveis de desmatamento, informou onten (3) o Fórum Econômico Global. A conclusão consta do Relatório de Competitividade Global de 2013-2014.

No ranking da competitividade internacional, o país ficou em 56º lugar, caindo oito posições em relação ao ano passado. O Fórum Econômico Mundial, no entanto, também elaborou um índice alternativo, que considera a sustentabilidade ambiental. Na nova classificação, o país ficou por volta do 30º lugar. A posição exata não pode ser obtida porque somente 121 países do total de 148 nações originalmente pesquisadas entraram no ranking ajustado.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, sociedades desequilibradas podem afetar a competitividade de um país, tanto para as atuais como para as futuras gerações, ao tornar o crescimento econômico menos sustentável no médio e no longo prazo. “Qualquer tipo de exclusão social que impede as pessoas de participarem plenamente do mercado de trabalho reduz a disponibilidade de talentos para as empresas e organizações de um país, reduzindo assim a competitividade”, avalia o texto.

O relatório também destaca o respeito ao meio ambiente como elemento essencial para a manutenção do crescimento econômico e da competitividade no longo prazo. Para o fórum, o compromisso com a sustentabilidade ambiental está diretamente relacionado ao equilíbrio social. “Recursos naturais bem gerenciados aumentam a qualidade de vida, reduzem a tensão entre gerações, fornecem melhores oportunidades para toda a comunidade e melhoram a resiliência da sociedade”, diz o documento.

Para classificar o engajamento de cada país com o meio ambiente, o estudo analisou as políticas ambientais dos governos, o uso de recursos naturais renováveis e o nível de degradação do meio ambiente. Nos dois primeiros itens, o Brasil mereceu elogios, mas recebeu críticas devido o aumento no desmatamento da Floresta Amazônica.

“O Brasil tem bom desempenho em vários indicadores ambientais, mas tem uma colocação baixa em termos de desmatamento. No entanto, o desempenho ruim no indicador de mudança de cobertura florestal é compensado pelos bons resultados em outras áreas. Consequentemente, o Brasil tem desempenho acima da média na sustentabilidade ambiental apesar do desmatamento”, ressalta o levantamento.

As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADIR FAVA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/09/2013

A equipe AgriPoint deveria ir mais a fundo nas questões que se propoe escrever e não deveria apenas copiar coisas da Agencia Brasil. A Agencia Brasil é tendenciosa.

Minha sugestão é que vocês devem buscar a verdade onde ela esteja para depois escreverem alguma coisa.

Para quem está fora do Brasil e conhece a politica do meio ambiente sabe que o Brasil recebeu bilhoes de dolares para a preservação do meio ambiente e este dinheiro deveria ser repassado aos proprietários que hoje estão sofrendo o confisco do governo brasileiro de pelo menos 20% de suas terras sem nada terem como indenização, o que contraria os termos da ética que inspira o propósito de preservação ambiental. O governo brasileiro desviou todo o dinheiro destinado a tais indenizações e assim prossegue. Esta sim, é a verdade.

Quem finalmente está pagando a conta é o proprietário de terras e o governo brasileiro se diz ser ele, para ganhar pontos internacionais de bonzinho.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures