ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil deve produzir safra recorde de café em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/11/2010

2 MIN DE LEITURA

10
0
A próxima safra brasileira de café deve chegar a 42 milhões de sacas. O volume, o melhor da história para um ano de baixa produção devido à bianualidade da cultura, deve embalar o ciclo seguinte. Para 2012/2013, espera-se que o País supere a marca das 50 milhões de sacas. Os números são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No melhor no ano de safra cheia do Brasil, em 2002, foram produzidas 48,48 milhões de sacas.

Apesar das áreas de plantio do café não acumularem expansões nos últimos anos, a produção segue crescendo, segundo a Conab. De acordo com a estatal, a temporada 2010/2011 deve ser encerrada com 2.082.430 hectares, ante os 2.092.909 hectares cultivados no ano passado.

Este ano, a produção, que acabou em outubro, deve mesmo fechar em torno 47,2 milhões de sacas, o que representa um aumento de 19% ante a safra anterior, e apenas 2% se comparado à safra de 2008.

Para Airton Camargo, superintendente de Agronegócio da Conab, o setor está optando agora por qualidade e produtividade. "A área foi menor este ano e a produção foi maior, isso se deve à melhoria nas condições para o café. O produtor tem a expectativa de melhor preço; o tratamento que eles estão dando a planta é melhor e existem também novas lavouras. Tudo isso colabora para essa fase", afirma.

No interior de São Paulo, a produtora de café da Fazenda Nova Cintra, Ana Lúcia, atestou a tendência de investimentos para gerar mais qualidade ao grão brasileiro. "Estamos investindo muito, trocando lavoura, mecanizando processos para, dessa forma, conseguir mais qualidade e produtividade em nossas áreas. Sempre cuidamos muito bem da nossa lavoura, e ainda vamos melhorar bastante", disse.

Para Camargo, o resultado disso já é visível e, no ano que vem - que será de baixa produção - o Brasil poderá atingir uma colheita de até 42 milhões de sacas, reduzindo ainda mais a diferença entre anos de alta e baixa produção. "A diferença entre os anos está caindo, mas nunca será igual: em um ano a plantação rende mais e no outro, com a planta mais cansada, ela produz menos. Agora se não batermos o recorde este ano, o faremos em 2013, quando vejo uma produção superior a 50 milhões de sacas".

Ele também lembrou que os resultados deste ano, junto com a valorização do grão, serviu para dar mais confiança ao produtor, que conseguiu arcar com os custos e ainda guardar uma parte do lucro para futuros investimentos. "O produtor está vendendo a bons preços o café este ano. Com isso, os investimentos nas lavouras com irrigação, adubo e cuidados na limpeza podem ficar mais intensos, e melhorar a qualidade de seu produto".

"Ao que parece todos os ventos sopram para o lado do café, isso porque além de firmar um bom estoque, com a colheita deste ano, e obter bons preços em sua venda, o produtor contará ainda com a expectativa de estabilidade nos preços até o meio do ano que vem", afirmou Gil Carlos Barabach, analista da Safras & Mercado.

"Esta é uma alta consistente, pois tem fundamento nos estoques baixos e na escassez de café de qualidade. A safra do ano que vem do Brasil será uma safra baixa, então esperamos que até o meio do ano que vem teremos um mercado com os preços estáveis por conta da pouca oferta".

Para ele, o produtor teve neste ano um volume maior e um preço muito bom, que serviu para ordenar os gastos e planejar futuros investimentos tanto em qualidade quanto em produtividade.

A matéria é do jornal DCI, adaptada pela Equipe CaféPoint.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIONILO DE SOUZA CHAGAS

ESPERA FELIZ - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 18/03/2012

Na minha cidade abriu uma florada nessa semana 15/03/2012.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2010

Concordo em genero, número e grau com o produtor Hélio Figueiredo de São Sebastião do Paraíso MG. Eu também não consigo fazer previsão da minha próxima safra, com base no estágio atual em que se encontra a cultura.
Estamos vindo de uma safra dita cheia, que não aconteceu, em virtude das dificuldades de se fazer os tratos culturais, a tempo e a hora, aliado a baixa produtividade em que se encontra as lavouras. Sem contar que os preços desta safra, já não dizem respeito ao produtor, mas sim as compradores que já levaram a maior parte da safra, e a baixa capacidade de crédito que o produtor possui, tendo em vistas as prorrogações, alongamentos, falta de custeio na presente safra. As lavouras de maneira geral, necessitam podas, esqueletamentos, recepas, e substituição, mas nesse caso sem mudas e sem capital, pois não se consegue fazer um hectare de lavoura nova por menos de R$10.000,00.
Fazer estimativa é uma coisa, agora prever é outra totalmente irresponsável, a meu ver no atual momento.
Chega de euforismo sem concientização.
IVENS KLEBER CLAUDINO DE OLIVEIRA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/11/2010

A CONAB e muito irresponsavel fazendo estas "previsoes"
LUIS HENRIQUE PELOSO

CAMPOS GERAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/11/2010

2010-alta
2011-baixa
2012-alta(se todos os fatores forem favoráveis)
2013-baixa(seguindo o mesmo modelo de avaliação da bienalidade, ou estou errado)
quais os dados com fundamentos utilizados para tal previsão?

A cada dia que passa confirmo que as previsões são tendenciosas ou maldosas e sem fundamentos.
Aposto que estes analistas nunca puseram o pé na terra e fazem as análises de acordo com seus próprios interesses (financeiros ou profissionais);
Convido a qualquer destes analistas a visitar nossa região no Sul de Minas (pois nunca vi nenhum e nunca ouvi alguém dizer que tenha visto) e nos provar que realmente trabalham com dados e informações que lhes permita fazer previsões confiáveis e acima de tudo permita aos produtores direito de resposta, pois estamos acabando de sair da idade da inocência. Desculpem os leitores por repetir o que todos estao cansados de saber.
JOSÉ SEBASTIÃO MACHADO SILVEIRA

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/11/2010

"ROBUSTA: preço deve cair nos próximo três meses". Foi o que diz Gil Barabach da Safra & Mercado ao Café Point em agosto deste ano. Nesta matéria Renato Fernandes disse que concordava com a previsão de Barabach, que a queda de preço do conilon estaria relacionada com o aumento de sua produção no Brasil e com o aumento da safra mundial de robusta. O que ocorreu foi exatamente o contrário, o preço do conilon está subindo a cada dia. Está semana o conilon foi vendido pelo produtor a 190,00/saca. Fala-se em conilon acima de 200,00/saca no final de dezembro. Há muita procura e pouca oferta. Se não é possivel acertar o que vai acontecer em três meses, falar em previsão de 2 ou 3 anos é um crime. Tem muita gente tentando ganhar dinheiro as custas dos produtores despreparados.
ADRIANO XIMENES

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/11/2010

Para quem naõ planta cafe é facil fazer comentario idiota. Nas lavouras estamos enfrentando todos os interperies possiveis e imaginaveis onde fazer qualidade com clima ruim e preços de adubos oscilando cada vez mais para cima e aliado a isso a tendencia de migração para ourtas culturas devido a grande dificuldade de mão -de-obra na colheita e tratos culturais em areas não mecanizadas. Junto a esse fato a falta de continuidade nas propriedades agricolas com os filhos de agricultores investindo cada vez mais em outros meios para conceguir o seu sustento. Não acredito que a medio prazo a cafeicultura seja tão forte. E por fim gostaria de saber desce mago se nos proximos anos vai chover na hora certa e dar sol com calor na temperatual ideal para concretizar este raciocinio de alta produção.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 25/11/2010

Gostaria de saber como "OS MÃE DINAH" da CONAB conseguiram uma "previsão" com tamanha precissão; com certeza eles estão mais perto de Deus para ter acesso privilegiado a estas informações. Mais uma vez estão prestando um desserviço para a cafeicultura brasileira.
Gostaria também que me informassem os números da MEGA SENA DA VIRADA.
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/11/2010

A CONAB novamente divulga uma previsão de safra que não reflete o que temos verificado no campo, visualmente! Projeções de safra são importantes quando se tem um mercado instável e desde que a metodologia para auferir estes dados sejam eficientes. Quem está entrando na cafeicultura hoje, sabe que os chumbinhos são apenas um rascunho da safra que está por vir e ocorrem perdas significativas até a maturação final do grão. Não são fórmulas matemáticas que vão mudar isto. Totalmente inoportuna a divulgação de tais dados. O melhor é esperar janeiro ou fevereiro para a divulgação de tais dados, já que poderemos ter uma ideia real da safra pendente. Acredito que a safra de 2011 deverá ser próxima de 40 milhões, mais dificilmente atingirá o patamar de 42 milhões de scs.
ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/11/2010

Concordo com a fala do senhor Hélio José Alves de Figueredo e só acrescentando a fala dele isto é muito prejudicial para nós produtores por isto que eu acho que nós produtores deveríamos nos reunir através de sindicatos,cooperativas e outros orgão que apoia os produtores para que nós contratamos uma empresas especializada para fazer as previsão de safra.porque senão sempre nós os produtores seremos prejudicados com estas previsões mirabolantes feita pela Conab. para beneficiar alguns setores da cadeia produtiva que todos nós conhecemos.
HÉLIO JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/11/2010

Impressionante a competência da Conab na previsão das futuras safras de café.
A empresa consegue errar a safra que já foi colhida, e faz previsões para 2011, em uma época que os cafés estão em fase de chumbinho, e até o mais preparado cafeicultor erra em fazer a previsão da colheita da sua propriedade.
Para mim 2010 produziu mais que 47 milhões, e 2011 produzirá bem menos que 42 milhões.
Agora 2012, só Deus.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures