ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil deve investir em combate à seca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/09/2007

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
0
Com previsão de que a seca prejudicará a produção de alimentos no Nordeste, a Organização Meteorológica Mundial da ONU (OMM) alerta o governo brasileiro que é preciso fazer investimentos de peso na região.

A instituição informou que as mudanças climáticas podem se tornar uma séria ameaça à oferta de alimentos para populações mais pobres. "Devemos esperar uma maior desertificação e salinização das terras do Nordeste nas próximas décadas", afirmou o chefe da Divisão de Meteorologia Agrícola da OMM, M.V.K. Sivakumar, dizendo que a produção agrícola tende a ficar mais difícil até na bacia do rio São Francisco.

Os efeitos começarão a ser sentidos em cerca de dez anos, mas devem continuar com maior intensidade até 2050. Até lá, o governo deve se preparar para tomar pelo menos duas medidas: garantir a irrigação da região e adotar uma estratégia de gestão da água disponível no Nordeste, informou reportagem de Jamil Chade, do jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo a OMM, os efeitos não serão sentidos apenas pelos agricultores, mas pelas populações das grandes cidades que dependem do abastecimento de alimentos, que terão os preços elevados.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURICIO LUIZ DE MELLO VIEIRA LEITE

AGUA BRANCA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2007

O equívoco histórico das políticas públicas dos distintos governos do Brasil, em relação ao semi-árido, pode ser sintetizado com a criação do Departamento Nacional de Obras conta a Seca (DNOCS), de pouca ou nula eficácia.

A seca, conseqüência direta da alta variabilidade da distribuição da precipitação, tanto temporal como geográfica, associada as fortes taxas de evapotranspiração e elevadas temperaturas, é uma realidade, é uma fato. Precisa ser estudada, compreendida em seus múltiplos aspectos e interdependências, para se tornar uma vantagem comparativa, jamais um inimigo, uma adversidade que precisa ser combatida.

A aridez e a semi-aridez tem suas características positivas. A sustentabilidade e o desenvolvimento socio-econômico desta região não depende de soluções meramente hidráulicas. O ponto de partida chave deve ser o entendimento que é necessário associar a urgência de planos diretores territoriais, geradores de renda e qualidade de vida com a preservação da diversidade do bioma caatinga, potencializando as lavouras xerófilas, em harmonia com atividades rurais, agrícolas ou não, agroindustriais e industriais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures