ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

África: produção de café aumentará em um terço até 2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/12/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de café da África poderá aumentar em um terço dentro dos próximos cinco anos, à medida que os produtores trabalham para substituir as árvores maduras com mudas resistentes a doenças para aproveitar os crescentes preços globais dos grãos, disse um oficial sênior da indústria.

Os baixos preços, a seca, as doenças e a instabilidade política nos principais produtores, como Costa do Marfim, levaram à negligência das fazendas de café, enquanto alguns produtores abandonaram esse produto para produzir alimentos como milho.

O economista chefe da Organização Internacional de Café, Denis Seudieu, disse que países como Uganda, Quênia, Camarões e Tanzânia apostaram em mudas mais fortes que produzem maiores rendimentos e estão alcançando novos mercados.

"Se importantes países produtores implementarem agressivamente e reabilitarem o setor de café apoiando e fornecendo benefícios aos produtores, estamos otimistas de que em cinco anos a produção aumentará em 2,5 milhões de sacas", disse Seudieu em uma conferência de café em Nairobi, Quênia.

Seudieu disse que milhões de produtores africanos pararam de produzir café entre 1980 e 1990, quando os governos introduziram novos intermediários no comércio que consumiam as receitas dos produtores, como ocorreu na nação central da África de Camarões.

Dados da Organização de Café Inter-África (IACO) mostraram que a produção no continente africano estagnou em 16 milhões de sacas de 60 quilos nos últimos cinco anos, mas aumentou para 18 milhões de sacas no ano passado, o que denota uma participação de 13% no mercado global. Em 1980, a participação da África no mercado global era de 30% e estão em ação planos para tentar recuperar essa participação perdida.

Arruinada por anos de guerra civil, Costa do Marfim que já foi o quinto maior produtor mundial de café caiu para o 11º lugar, mas a estabilidade política vem se estabelecendo e os produtores estão otimistas. Novas mudas que produzirão grãos de café dentro de dois anos poderão garantir retornos a eles.

"Um país como a Costa do Marfim era um grande produtor, mas a crise política enfatizou a situação difícil em termos de baixa produtividade. Primeiro, foi o baixo preço; depois, a situação política agravou isso". O país produzia 4-5 milhões de sacas nos anos oitenta, mas a produção anual agora é de menos da metade disso, disse Seudieu.

No leste da África, Quênia espera pagar a seus produtores mais pela remoção dos intermediários e deixá-los vender diretamente aos compradores estrangeiros, disse a secretária geral da IACO, Josefa Sacko.

O Quênia, um produtor relativamente pequeno de grãos especiais de café e alta qualidade, está tentando reverter a tendência de queda na produção de café, porque as fazendas estão sendo compradas por desenvolvedores de propriedades que visam aproveitar o aumento no setor de bens imobiliários.

Uma nova variedade de café resistente a doença chamada Batian, desenvolvida por pesquisadores, deverá aumentar bastante a produção e está sendo demandada nas regiões leste e central da África.

Os produtores quenianos buscando se beneficiar dos altos preços internacionais expressaram interesse em cultivar café em áreas onde anteriormente não tinha essa produção, disseram os pesquisadores.

Já Uganda, o segundo maior produtor depois da Etiópia, ampliou a distribuição de variedades resistentes à wilt disease (traqueomicose) para produtores do país que produziram 3,15 milhões de sacas em 2010/2011, mais que as 2,7 milhões de sacas em 2009/2010. O país é visto como um modelo para o resto do continente, porque sua produção vem aumentando gradualmente.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures