ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Açúcar ou adoçante?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2012

6 MIN DE LEITURA

0
0
Faz sentido o ato de adoçar o café ter virado hábito em um país produtor de cana-de-açúcar desde a época da colônia. A matéria-prima abundante foi mais um fator que colaborou para que essa cultura do café adoçado se perpetuasse. Note-se, com características regionais: ao Norte, que manteve processos mais rústicos no manejo da cana, se tornou comum o uso da rapadura para complementar a bebida.

Em todo o país, buscamos instintivamente esse ´docinho´, uma memória sensorial remota, que esbarra nos cafés especiais à disposição no mercado de hoje. Verdade seja dita, às vezes, ainda nesse contexto, é útil para corrigir problemas de torra, um tanto comuns.

Como adoçar?

Especialista em avaliação sensorial e engenheiro químico por formação, Ensei Neto ajudou em pesquisa de prova de vários tipos de açúcar e de adoçantes para descobrir qual deles interfere menos no sabor da bebida. Ao todo, foram onze métodos para adoçar, testados no Centro de Preparação de Café, do Sindicafé - SP.

Usou-se um grão arábica da variedade Iapar 59, desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná, e cultivado em Pedra Azul, no Espírito Santo, de forma sombreada. Trata-se de um natural, graúdo (peneira acima de 19), que se mostrou neutro, não muito frutado - o que poderia dificultar a percepção dos açúcares.

Utilizou-se uma concentração de 8% de pó e o líquido foi coado em filtro de papel, numa máquina profissional da Bunn, por meio de extração rápida. Depois, os cafés foram porvados em doses de 100 ml, que receberam 5 g de açúcar cada um (e o equivalente para adoçantes), pouco menos do conteúdo de um sachê de açúcar refinado, que contém 6 g. Todos os itens foram pesados em balança eletrônica de precisão.

Ensei, que na década de 80 trabalhou no desenvolvimento de compostos para adoçantes, avisa: o ideal é interferir o mínimo na bebida. Ou seja, se diante de um excelente café você conseguir reduzir a quantidade de açúcar, tanto melhor. "O limiar de percepção de sabor doce para a maioria das pessoas corresponde a 0,5% de concentração. Quanto maior a sensação de açúcar, mais se altera a avaliação de corpo", explica. Ao chegar em 2% (2 g de açúcar para 100 ml de café) já se tem uma bebida bastante doce. Ou seja, os 5% que usados é o limite. A partir desse ponto, deixa-se de perceber os sabores do café. Mas não se culpe: veja a seguir quais são as melhores formas de adoçar seu cafezinho.

O teste

A avaliação foi dividida em duas fases: açúcar e adoçantes. Adicionou-se o ingrediente que foi mexido até dissolver bem.

Açúcar refinado

Doce na medida. Notas frutadas ficaram mais evidentes. O refinado retardou a percepção da acidez, porque houve um impacto de doçura. É um método para pessoas que não gostam de sabores intensamente ácidos. Por fim, a persistência do gosto do café é maior. Traz uma nota ´quente´ pelas características de sacarose, que não é refrescante.

Resultado: interfere muito pouco no sabor do café. No nariz, não altera seu aroma.

Açúcar refinado granulado, em cubos

É um grãozinho um pouco maior que o refinado e mais fino que o cristal. Foi deixado para hidratar um pouco e depois dissolver. A acidez vem mais rápido e a percepção de corpo é menor. O modo como o açúcar se dissolve é diferente: ele se distribui melhor na bebida. É menos agressivo.

Resultado: interfere mais no sabor original do café, mas não prejudica. No nariz, não altera seu aroma.

Açúcar cristal

Demora a se dissolver, portanto foi preciso mexer muitas vezes. Adoça bem, mas dá a impressão de que se está chupando cana. É um sabor da roça que se começa a sentir. "Uma roça chique", diz Ensei.

Resultado: aqui já ocorre interferência no sabor original da bebida.

Açúcar demerara orgânico em cristais

A dificuldade para dissolver o açúcar é ainda maior. Este é um produto mais rústico, com substâncias ainda decorrentes da cana. A interferência do gosto de cana de açúcar é evidente, embora a intensidade de doçura seja similar à do açúcar cristal.

Resultado: dos açúcares, é um dos que mais interfere no sabor do café.

Açúcar demerara Naturale União

É um cristal mais moído e mais escuro, diferente do demerara clássico. Aqui, parece se ter retrocedido para o açúcar cristal. Se tem o gosto de cana, mas menos evidente que o anterior.

Resultado: interfere no sabor

Açúcar mascavo

Dissolve rápido e a princípio parece mais suave, já que não há potência em doçura. Mas as impurezas do café revelam um gosto vegetal acentuado. Atua como rapadura.

Resultado: interfere muito, tanto no paladar como no nariz

Melado de cana

Usamos 4 g a cada 100 ml de café. Se sente só o gosto da casca da cana. "Se fosse uma cachaça, seria uma Claudionor." É um xarope de cana, puro caldo que matou a bebida.

Resultado: praticamente não se sente mais gosto de café

Adoçantes

Por definição, os adoçantes sempre interferem mais no sabor da bebida do que o açúcar. Veja como os principais atuam.

Sacarina sódica + ciclamato de sódio

Usou-se a versão líquida em duas concentrações: 4 gotas, recomendação do fabricante e que equivale a uma colher de chá de açúcar, e 8 gotas, compatível com o método adotado por nós de 5 g de açúcar. É uma combinação dos dois compostos adoçantes mais antigos do mercado. Traz um amargor no final típico de remédio, característico do ciclamato. No fim, se saliva muito devido a esse gosto. A sacarina, em especial, lembra alcaçuz. Persiste muito tempo na boca e apaga o café. Nas duas concentrações só mudou a potência. Quatro gotas já adoçam bastante.

Resultado: interfere muito no sabor da bebida

Stevia

Tem amargor acentuado, que lembra erva. É uma finalização mais forte que a do ciclamato. Lembra jiló. Se saliva muito.

Resultado: a interferência é grande, mas ainda menor que o ciclamato

Aspartame

Dá um ressecamento na boca que não se verifica nos demais. A finalização parece um ´estilingue´: vem de repente. Tem um gosto de ´capim´. Vira uma mistura de melaço com amargor.

Resultado: ainda assim, interfere menos que os demais

Sucralose

Parece o açúcar refinado. Uma finalização similar, embora a nota seja menos ´quente´. É o adoçante mais recomendado, pois leva à memória gustativa da sacarose e da glicose.

Resultado: interfere pouco

Dicas para adoçar em outros métodos de extração


Foi utilizado o café de coador, mais suave, para fazer o teste. Mas você também pode colocar a colher em outros cafezinhos. Anote a regra geral: quanto menor o tempo de extração, menos amargor. Extrações mais lentas tendem a trazer mais amargor.

Expresso

Na extração mais concentrada, se coloca a mesma quantidade de açúcar que usamos no coado. Os mesmos 5 g de açúcar refinado usados para incrementar 100 ml de coado são incluídos no expresso, que tem entre 30 a 50 ml. Em geral, o expresso apresenta amargor pela permanência dos óleos na crema. Assim, em uma bebida que tenha menos açúcares naturais, o amargo fica mais evidente. No fim, depende de sua escolha pessoal.

Prensa francesa

Os óleos são dissolvidos no líquido e a percepção de doçura é menor. Em geral, acaba-se adoçando mais. Por isso, cuidado na dose.

Aeropress

Espessura da moagem, tempo de contato com a água e volume interferem no resultado. Costuma ser preciso adoçar menos do que um café feito na prensa.

Chemex e Hario V60

Por causa do prolongado tempo de extração, tende a ser mais amargo, demandando mais açúcar.

Eles também são amigos do cafezinho

Leite

O sabor do leite é adocicado. Um café especial também tem sua doçura. Por isso é preciso ter parcimônia. Coloque o mínimo de açúcar necessário.

Com docinho para escoltar

Um café compatível com o quitute (especialmente em restaurantes) já promove a boa harmonização. Redobre os cuidados ao adoçar o café.

As informações são do blog De Grão em Grão do Estadão, com apoio do Sindicafé - SP, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures