ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ABIC premia os melhores do PQC - Programa de Qualidade do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
Pelo quinto ano consecutivo, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café premia as empresas que tiveram seus produtos melhor avaliados no PQC - Programa de Qualidade do Café, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. Lançado no final de 2004, esse programa é hoje o maior e mais abrangente sistema certificação da qualidade para café torrado e moído em todo o mundo, visto que as demais certificações atestam a qualidade da matéria-prima, o grão verde, e não o produto após ser industrializado.

Contando hoje com 434 marcas certificadas e monitoradas permanentemente pela ABIC, o PQC tem auxiliado as empresas a diferenciarem suas marcas, focando nichos específicos, o que tem influenciado positivamente no crescimento do mercado interno, dada a melhoria contínua da qualidade do café à disposição dos consumidores de todas as classes e rendas. Essa é a estratégia do PQC: aumentar a demanda a partir da total satisfação dos clientes seja qual for a categoria de produtos.

Os melhores cafés do PQC em 2011 são produzidos por duas indústrias paulistas e uma mineira. Na categoria Melhor Gourmet, o vencedor foi o Café Morro Grande Expresso, produzido pela Torrefação Noivacolinenses, de Piracicaba (SP). Na categoria Melhor Superior, o vencedor foi o Café do Produtor, em grão torrado para moinho, da indústria mineira Prata dos Santos, de Uberaba. E o Melhor Tradicional foi o Café Serra da Grama Intenso, produzido pela torrefadora Café Serra da Grama, de São Sebastião da Grama (SP).

"Mais que uma premiação, a inclusão da marca no rol dos Melhores do PQC destaca os esforços dessas indústrias em manter e melhorar os seus produtos, atendendo a Norma de Qualidade Recomendável e as Boas Práticas de Fabricação de Cafés Torrado em Grão e Cafés Torrados e Moídos", diz o presidente da ABIC, Américo Sato, comemorando o fato de as empresas premiadas serem de porte médio e atuação regional. "Isso mostra que elas estão investindo em tecnologia, na aquisição de boas matérias-primas e no controle da qualidade final".

Os Melhores Cafés do PQC em 2011 obtiveram as seguintes notas: o Café Morro Grande Expresso, venceu na categoria Gourmet com a nota 8,0; o Café do Produtor, em grão torrado para moinho, conquistou a nota 7,2 na categoria Superior (máxima), e o Serra da Grama Intenso, a nota 6,4 na categoria Tradicional (o que permitiria à empresa posicionar a marca no mercado como um produto Superior).

Vantagens em cadeia

O objetivo do PQC é incentivar que as indústrias diferenciem seus produtos em qualidade e preço. Para as empresas, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante que permite ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, mas que existem diferenças inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa, e que existem marcas para todos os gostos e bolsos.

O programa é gerenciado pelo Instituto Totum (organismo certificador credenciado e especializado na gestão da qualidade), e é de adesão voluntária, cabendo à torrefadora indicar qual a categoria pretendida para sua marca. O que determina a categoria do produto é a Nota de Qualidade Global do Café na Xícara, conferida em uma escala de 0 a 10 por experientes profissionais em avaliação sensorial.

Para Cafés Tradicionais, a nota deve ser igual ou superior a 4,5; para Cafés Superiores, nota igual ou superior a 6,0 pontos e até 7,2; e Cafés Gourmets nota igual ou superior e 7,3 até 10. Os produtos são avaliados em provas cegas (sem identificação da marcas) e a nota é dada ao conjunto de atributos: aroma, sabor, corpo, finalização, equilíbrio e doçura.

As informações são do Tempo de Comunicação, editadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures