ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ABIC espera MP para corrigir cobrança da indústria do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/09/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
O atual modelo de arrecadação beneficia a indústria que torra e exporta em detrimento dos demais segmentos, além de abrir caminho para a atuação de empresas fantasmas, criadas com o intuito de obter o crédito de PIS/Cofins na venda de café verde.

Em meados do ano passado, a Operação Broca da Polícia Federal prendeu exportadores e industriais que se valiam desse expediente para utilizar os créditos para quitar seus próprios débitos tributários. A solução para isso, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, é a isonomia na cobrança do PIS/Confins.

Segundo o executivo, governo e iniciativa privada já chegaram a um consenso, mas não houve acesso ao texto final da medida provisória, que precisará ainda ser aprovada pelo Congresso Nacional. "O Ministério da Fazenda não definiu prazos (para edição da medida provisória)", diz Nathan.

Com a medida, o setor espera acabar com a "concorrência desleal" por parte de grandes torrefadoras. Isso porque, além de torrar e moer, essas empresas passaram também a exportar grão verde, que é isento de PIS/Cofins. Ocorre, porém, que o crédito gerado pode ser abatido nas vendas de torrado e moído ao mercado interno, podendo oferecer café mais barato ao consumidor. "Essa vantagem tributária é uma das razões que literalmente está destruindo o setor, aumentando a concentração e acabando com a lucratividade", diz Nathan.

Em meados deste ano, Sara Lee e 3Corações, as duas maiores no ranking da Abic, deixaram a associação. O novo presidente da entidade, Américo Sato, argumentou na ocasião que não havia justificativa para o desligamento das duas companhias, mas sugeriu que a ABIC é uma associação de representação nacional e não poderia dar prioridade a interesses individuais, em detrimento da maioria.

Estima-se que existam cerca de mil torrefadoras atualmente no País, das quais metade filiada à Abic. "O café, que historicamente gera renda, está promovendo uma transferência de riqueza para um pequeno grupo de indústrias do setor, da ordem de R$ 80 milhões a R$ 90 milhões ao ano", garante Nathan. As indústrias teriam, ainda, vantagem sobre os exportadores tradicionais, que ficam com os créditos de PIS/Cofins sem serem "restituídos". "O atual modelo tributário é uma usina de crédito, mas que poucos se utilizam dele", afirma.

As informações são do Peabirus, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDSON A. PANCIERI

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/09/2011

Quase 100% dos créditos de pis/cofins são gerados por laranjas, isso até os paralelepidos sabem. Que existem meia dúzia de beneficiados, todos sabem. Que reunir provas contra o esquema (sem hipocrisia, um verdadeiro esquema) ate uma vovó de bicicleta consegue e todos sabem.

Sou um pequeno produtor de café, acompanho o assunto e vejo com tristeza pessoas HONESTAS tendo que entrar no esquema ou sair do ar. Os beneficiados, claro que são protegidos por "alguéns", mas depois não sabem porque viram capa da revista Veja.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures